Cidades

[Vídeo] Ipanema sobe mais de 6 metros e ação antecipada impede tragédia

“Cheia foi pior que a esperada, mas conseguimos retirar moradores à tempo”, afirma Defesa Civil

Por 7Segundos 30/03/2020 11h11
[Vídeo] Ipanema sobe mais de 6 metros e ação antecipada impede tragédia
Rio Ipanema sobre mais de 6 metros e invade casas, estabelecimentos e deixa pontes submersas - Foto: cortesia

O transbordamento do rio Ipanema, que chegou a alcançar 6 metros e 20 centímetros acima do nível normal, está trazendo uma série de transtornos para os moradores de Santana do Ipanema, que na manhã desta segunda-feira (30) está com três pontes interditadas. No município, que decretou situação de emergência na semana passada, as cheias só não se transformaram em tragédia devido a ação antecipada da coordenação municipal da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

Desde o último dia 25, os rio Ipanema e o riacho Camoxinga provocaram quatro enchentes no município de Santana do Ipanema, em algumas delas, residências de todo um bairro, o Arthur Moraes - que fica ao lado do Camoxinga - foram alagadas e algumas casas foram completamente destruídas com a força das águas. E na madrugada desta segunda, o nível do Ipanema chegou a alcançar o telhado de casas localizadas à beira do rio, mas mesmo assim não há registro de pessoas mortas ou desaparecidas. Segundo informações, o volume de água foi tão grande, que provocou ainda uma nova enchente no afluente conhecido como riacho Camoxinga, que subiu 3 metros além do nível normal, atingindo mais uma vez os bairros Arthur Moraes e Baraúna.

“Desde às 9h da noite [de domingo, 29], saímos avisando a toda a população que estava na área de risco para saírem de suas residências e se abrigarem em outro local. Por conta disso, até o momento não tivemos nenhuma vítima fatal. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil municipal estão trabalhando em conjunto para salvar as pessoas e minimizar os problemas, além de ajudar as famílias desabrigadas”, afirmou Paulo Américo, da Defesa Municipal.

De acordo com ele, a enchente que teve início na madrugada de segunda-feira foi pior do que esperavam. A coordenação da Defesa Civil havia sido alertada pelo rompimento de uma barragem no município de Águas Belas (PE), ocasionada pelo excesso de chuva na região, e esperava que o nível do rio não ultrapassasse a cheia anterior, ocorrida na última sexta (27). “A gente esperava que o rio subisse cerca de 4 metros e 60 centímetros, que é o suficiente para atingir as ruas que ficam na área de risco, mas o rio subiu quase dois metros além disso. Conseguimos evitar uma tragédia, mas o número de desabrigados deve aumentar muito. Felizmente o nível do Ipanema já está baixando”, relatou.

Após as cheias da semana passada, a Defesa Civil contabilizou 12 famílias desabrigadas, cujas residências precisam ser reconstruídas, e outras 151 famílias desalojadas. Todas estavam abrigadas no Centro Bíblico. Com a situação desta segunda, o número de pessoas desabrigadas e desalojadas deve aumentar muito. A prefeitura de Santana do Ipanema decretou situação de emergência na última quinta-feira (26) e o município recebeu a visita do governador Renan Filho, que prometeu ajudar os desabrigados com colchões, água potável, alimentação e cobertores.

Várias instituições se uniram e passaram a arrecadar donativos para as famílias desabrigadas no município. Veja como ajudar aqui.

Veja a as imagens aéreas de Santana após cheia do rio Ipanema: