Saúde

Leitos de UTI para covid-19 em AL devem concentrar em Maceió e Arapiraca

Em live, governador Renan Filho e secretário Alexandre Ayres afirma que pandemia será tratada regionalmente

Por 7Segundos 26/03/2020 11h11
Leitos de UTI para covid-19 em AL devem concentrar em Maceió e Arapiraca
Durante live, secretário falou do perfil dos novos infectados - Foto: Reprodução

Durante a divulgação do boletim do coronavírus em Alagoas, em vídeo transmitido ao vivo na noite de quarta-feira (25), o governador Renan Filho e o secretário de Saúde Alexandre Ayres afirmaram que  a pandemia será tratada de maneira regionalizada em Alagoas e que os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) deverão se concentrar na Capital e no Agreste.

Ao responder questionamentos sobre a situação dos municípios do Alto Sertão, onde começam a surgir casos suspeitos da doença e não há disponibilidade de leitos de UTI, eles afirmaram que a distribuição dos 105 leitos que serão disponibilizados para os pacientes graves foi acordada com os secretários municipais de Saúde.

“Essa distribuição dos leitos já está compactuada com o Cosems, que é o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde. No Alto Sertão, ainda estamos construindo um hospital de referência, mas a indicação [para pacientes com a covil-19] é o isolamento domiciliar. O isolamento hospitalar é uma exceção da regra e como no Alto Sertão não temos UTI, os caso mais graves serão encaminhados para a região Agreste”, declarou Ayres.

A decisão de concentrar os leitos no Agreste e Capital, conforme o governador é justificada por Alagoas ser um Estado pequeno em extensão territorial e que segue o que outros Estados vem fazendo para tratar os pacientes atingidos pela pandemia. Além de ser uma medida mais viável economicamente.

“Vamos estruturar o Agreste, os hospitais que tem mais condições de atender as pessoas de todas as regiões. Outros Estados também estão trabalhando de maneira regionalizada, não vai dar para a gente abrir leitos em todas as regiões, porque os leitos de UTI tem peculiaridades. Se você tem três leitos, precisa ter uma equipe médica do mesmo tamanho para atender dez leitos. Então é sempre importante ter um mínimo de dez leitos em um local”, declarou Renan Filho.

Apesar das providências, de acordo com o governador, é importante que as medidas para prevenir que o coronavírus se espalhem continuem sendo seguidas com rigor. “Queria deixar bem claro que apenas uma minoria vai precisar desse tipo de tratamento [com UTI]. A gente precisa achatar a curva para que a nossa capacidade hospitalar possa suportar, por isso a filosofia do isolamento social. É por isso que estamos tratando com tanta importância essa questão das pessoas ficarem em casa”, ressaltou.