Política

Câmara aprova projeto de telemedicina em primeira sessão virtual

A telemedicina é a oferta de serviços ligados à saúde usando tecnologias de informação e de comunicação

Por Congresso em foco 26/03/2020 08h08
Câmara aprova projeto de telemedicina em primeira sessão virtual
A telemedicina é a oferta de serviços ligados à saúde usando tecnologias de informação e de comunicação - Foto: Reprodução

A Câmara aprovou o Projeto de Lei 696/20, que libera o uso de telemedicina, em caráter emergencial, enquanto durar a crise ocasionada pelo coronavírus (covid-19). A regra vale para todas as atividades da área da saúde: médicos, psicólogos, nutricionistas, entre outros.

A telemedicina é a oferta de serviços ligados à saúde usando tecnologias de informação e de comunicação, como videoconferências.

A autora, deputada Adriana Ventura (Novo-SP), alertou que a demanda por atendimentos médicos vai aumentar e é preciso direcionar os hospitais para os casos de coronavírus.

"Nessa circunstância, em particular, deve ser dispensável qualquer requisito burocrático para o exercício da telemedicina. O mais importante é assegurar à nossa população a continuidade do atendimento", defendeu.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, defendeu o emprego da telemedicina durante o surto. Algumas entidades profissionais, como o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Conselho Federal de Psicologia (CFP) liberaram a prática em meio à crise do Coronavírus. Até então, a modalidade de atendimento era banida por algumas entidades, como o CFM.