Saúde

Shot da imunidade a base de própolis previne o Coronavírus?! Entenda.

Nutricionista alerta para os perigos das fake news

Por Taísa Bibi 26/03/2020 13h01
Shot da imunidade a base de própolis previne o Coronavírus?! Entenda.
Shot da imunidade - Foto: Pinterest

Com o avanço do Covid-19 no Brasil começam a surgir informações sobre shots, ou coquetéis, milagrosos para imunidade e que combatem o vírus. A nutricionista Michelle Yanne conversou com o Portal 7 Segundos, e explicou que a população deve ficar alerta em relação as fake news.

“Na internet existe um mix de várias substâncias, chamado de shot da imunidade, que tem o intuito de aumentar a imunidade do organismo, e tem que ter muito cuidado com isso. Não podemos dizer que tal alimento vai combater um vírus ou uma bactéria, porque a imunidade é formada por um conjunto de fatores que respondem de forma diferente a cada tipo de doença, por isso a gente precisa ver a nutrição da pessoa como um todo”, explica Michelle.

O chamado shot da imunidade é a mistura de própolis, limão e glutamina. “Muitos sites estão dando a ideia de que consumindo a própolis, a pessoa vai se curar ou previnir o Cororavírus, e isso não tem comprovação científica. Por mais que a pessoa esteja com um estado nutricional bem adequado , bem balanceado, sem deficiência de mineral e vitamina, não quer dizer que ela vá, ou não, receber o vírus. Ou seja,  o corpo pode estar com a imunidade boa, mas pode receber um vírus sim”.

“As pessoas tem que parar de comprar a ideia de promessa de cura pelo alimento milagroso e isso não existe", complementa.

A própolis tem sim benefícios que ajudam na imunidade, mas a proteção imonológica depende de vários fatores. “É realmente uma boa opção, mas como auxiliar, vai ajudar, mas não curar ou evitar a contaminação de um vírus”.

Benefícios da Própolis

De acordo com a nutricionista a própolis é um composto natural que vem sendo estudado a muito tempo, e já é comprovado que reforça a imunidade.”É uma substância natural, na maioria da vezes usada na forma de extrato, e já é usado como antibiótico natural. A própolis possui nutrientes que ajudam a melhorar a imunidade do organismo, tem um efeito imonumodulador, e atua contra o processo de inflamação do organismo, como um antioxidante”.

Existem vários tipos de própolis, que são diferenciadas pela cor, pelo odor, e que estão associados a planta de origem e a espécie da abelha que a produziu. “Hoje usamos muito a própolis vermelha porque é fácil de encontrar no Nordeste, porque é encontrada na região de praia e mangue do Brasil, mas existe a própolis preta, e a verde. A verde é um tipo de própolis que tem um efeito bem potente de imunoproteção, e é usada muito no tratamento de câncer, só que não é fácil de ser encontrada no Brasil”, complementa.

Há dois tipos de extratos no mercado, o aquoso e o alcoólico. “O aquoso é menos concentrado, encontrado em manipulação e lojas de produtos naturais. Quando pensamos em maior funcionalidade, o alcoólico é mais potente, mas para usar em crianças e pessoas com problemas de fígado é melhor o aquoso”.

Contraindicações 

Michelle Yanne reforça que há restrições em relação ao uso da própolis. “Principalmente se for na forma bruta, porque é uma substância que tem muito açúcar natural, então pessoas que são diabéticas e pré-diabéticas tem que ter cuidado em relação ao uso, e deve ser feito uma abordagem terapêutica por um profissional nutricionista ou médico, não pode ser tomado aleatoriamente”.

Uso

“O uso é feito pela manhã, com algumas gotas diluídas em água, com dosagem a depender da idade e do estado imunológico da pessoa. Eu normalmente quando recomendo, ttambém peço para incluir limão, porque tem uma fonte enorme de Vitamina C, e as vezes glutamina, a glutamina ela funciona como um potente antioxidante, ela é utilizada pelas células imunes, que não possuem enzima necessárias para produzir a glutamina, então a suplementação é muito boa para o sistema imunológico”.

Assim de acordo com a especialista, “é interessante sim fazer esse coquetel, mas não é milagroso, ele vai auxiliar na proteção do sistema imunológico, mas não há comprovação de cura para doenças como o Coronavírus”.