Saúde

CEAF suspende atendimento e deixa idosos e pacientes graves sem medicação em Arapiraca

Central de distribuição de remédios fechou e novo endereço não foi divulgado

Por 7Segundos 25/03/2020 14h02
CEAF suspende atendimento e deixa idosos e pacientes graves sem medicação em Arapiraca
CEAF no bairro Eldorado fechou e novo endereço não foi informado - Foto: Ewerton Silva/ 7Segundos

Pacientes e familiares que recebem do governo medicamentos de média e alta complexidade que têm remédios a receber esta semana encontraram o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), localizado no bairro Eldorado em Arapiraca, com as portas fechadas. Com isso, pacientes psiquiátricos e idosos que teriam remédios para receber esta semana ficam com os tratamentos de saúde comprometidos.

No local, um simples aviso aos pacientes: “A prefeitura municipal de Arapiraca, através da Secretaria de Saúde, informa que o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica CEAF mudará de endereço. Por isso, durante esta semana, a partir desta segunda-feira (23) até a sexta-feira (27), estarão suspensos os atendimentos aos seus usuários. O novo endereço, que será equipado para melhor atender a população, será informando em breve nos veículos de comunicação, no site oficial e redes sociais da prefeitura. Informações e dúvidas através do contato: (82) 99604-0006”.

Para o parente de um idoso que recebe remédios controlados no local, a suspensão no atendimento pode significar uma piora na qualidade de vida do paciente. “Sem a medicação, o Alzheimer piora e acaba provocando crises nervosas. Vai ser complicado passar dias sem tomar”, declarou. 

Ele afirmou ter entrado em contato pelo número de telefone fixado no aviso, mas não recebeu resposta sobre o novo endereço e nem sobre quando poderá pegar o medicamento.

O 7Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura, que não respondeu até a publicação da matéria. No entanto, fonte não-oficial afirmou que já estava sendo preparada a mudança da sede do CEAF para um local maior, mas em decorrência das fortes chuvas na semana passada, a transferência foi acelerada.