Política

Rogério Teófilo é rejeitado por mais de 70% em Arapiraca

Prefeito tem o triplo da rejeição da soma dos demais pré-candidatos.

Por Berg Morais 25/03/2020 07h07
Rogério Teófilo é rejeitado por mais de 70% em Arapiraca
Rogerio Teófilo

O prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo (PSDB), conseguiu uma rejeição tão grande ao ponto de ultrapassar o triplo da soma dos demais pré-candidatos à prefeitura do município. A Global 3 Soluções e Pesquisas revela em estudo recente que o índice de desaprovação do gestor é de 70,82%.

Apenas 17,68% dos entrevistados disseram aprovar a administração de Teófilo. Os números mostram a avaliação que a população faz do gestor e apresentam as áreas com problemas sérios que colocam em risco a vida da população das zonas urbana e rural, do município.

A G3 Soluções e Pesquisas questionou aos entrevistados como eles avaliam a gestão do atual prefeito. 61,77% disseram que é ruim/péssima. 23,75% avaliam como regular. 6,60% dizem que é ótima ou boa. Apenas 7,88% não quiseram opinar.

                                                                

Quando questionados sobre em quem “não votariam de jeito nenhum”, os entrevistados disseram o nome de Rogério Teófilo, com 50,27%. Com uma distância bastante significativa, aparece Tarcizo Freire, com 5,11%; seguido por Cícero Valentim (3,30%), Luciano Barbosa (2,98%), Ricardo Nezinho (2,88%), Célia Rocha (1,81%), Cláudio Canuto (1,17%), Hector da OAB (1,17%), e Gilvânia Barros (1,17%). Já Alves Correia, Breno Albuquerque, Fabiano Leão e Severino pessoa tiveram apenas 0,11% de rejeição. 29,71% não souberam opinar ou responder.

A soma da rejeição de todos os nomes apresentados corresponde ao total de 19,92%. Mesmo multiplicando esse valor por três, não se chega ao índice de desaprovação do atual prefeito, que é de 70,82%.

                                                            

A G3 Soluções e Pesquisa também quis saber quais os principais problemas encontrados nos bairros do município. As principais queixam são: Segurança Pública (26%), Saneamento Básico (23%), Saúde (11%), Coleta de lixo / limpeza urbana (10%) e Iluminação (10%). Esses podem ser listados como alguns dos fatores que levaram descrédito ao nome de Rogério Teófilo a frente da prefeitura.

Referente aos apoios, 33,76% disseram votar em candidatos apoiados pelo grupo do governador Renan Filho. 6,50% revelaram votar em indicações feitas pelo grupo do Rogério Teófilo. Já 59,74% confirmaram que votam em candidatos novos, sem apoio de nenhum grupo político.

                                                                   

A análise que pode ser feita diante dos cenários apresentados, é que a população arapiraquense não é a favor da renovação do mandato de Rogério Teófilo, nem apoia um nome apresentado por seu grupo político. Os números sinalizam para nomes que representem o novo, através de pessoas que possam devolver a credibilidade da sociedade à classe política.