Geral

Pagamento da aposentadoria provoca filas e pode aumentar risco de contágio por coronavírus

A população não está obedecendo medidas de prevenção

Por 7segundos 25/03/2020 11h11
Pagamento da aposentadoria provoca filas e pode aumentar risco de contágio por coronavírus
Aposentados e pensionistas se aglomeram em agência de Palmeira dos Índios - Foto: Redes sociais

Nesta quarta-feira (25) foi iniciado o pagamento dos aposentados e pensionistas e de outros beneficiários  do Instituto Nacional do Seguro  Social (INSS). Em algumas agências bancárias do Agreste, o que se viu foi uma  aglomeração de pessoas nas  filas  sem manter uma distância mínima  para evitar o contágio com possíveis infectados pelo coronavirus. 

Em Palmeira dos Índios, uma imgagem que circula nas redes socias  em frente a uma  agência da Caixa Ecônomica Federal (CEF),  denuncia que grande parte da população ainda não se conscientizou da gravidade dessa pandemia. Os clientes não estavam usando nenhum tipo de proteção e o grande número de pessoas na fila mostra que sem as medidas de prevenção-  indicadas pelos órgãos de saude, a contaminação  do virus pode ser muito maior do que  apontam os dados oficiais. 

Em duas agências bancárias de Arapiraca, a da CEF e do Bradesco, ambas localizadas na Praça Marques, o número de pessoas para receber o pagamento da aposentadorias, bem como realizar outros serviços era bem menor. Alem disso, os clientes  que estavam nas filas dessas duas agências mantinham cerca  de um metro de distância de uma para outra, o que diminui o contato direto com potenciais transmissõres do vírus.  

                                                     

Mudança de horário 

Para colaborar com o combate a Covid-19, a  Febraban (Federação Brasileira de Bancos) anunciou nesta terça-feira( 24) horários específicos para idosos, gestantes e portadoras de deficiência. Esse grupo teve  o  antecipado em uma hora: 9h às 10h.  

Para o restante do público, as agências vão funcionar das 10h às 14h, de acordo com orientações estabelecida pelo Banco Central.
Cada agência está mantendo as precauções para evitar a aglomeração de pessoas nas áreas internas dos prédios como a entrada de um número pequeno de cliente por vez e a distancia entre eles durante o atendimento na parte interna nas agências bancárias. 

Vale lembrar que os caixas de autoatendimento são utilizados diariamente por milhares de pessoas, e cada cliente, deve portanto ter um cuidado ao tocar essas superfícies usando luvas e/ ou esterelizando as mãos após efetuar as operações financeiras.