Saúde

Professor de Arapiraca com sintomas de Covid-19 reclama de mal atendimento no 5º Centro

Homem de 33 anos relata que não teve a temperatura verificada e nem foi indagado sobre viagens

Por 7Segundos 24/03/2020 12h12
Professor de Arapiraca com sintomas de Covid-19 reclama de mal atendimento no 5º Centro
Professor que acha que pode ter sido contaminado pelo coronavírus alega ter sido negligenciado em atendimento médico - Foto: ilustração

Um professor de Arapiraca vive momentos de angústia sem saber se está com a Covid-19, doença provocada pelo coronavírus. Antes da suspensão das aulas na escola onde trabalha, teve contato com uma criança que chegou recentemente do exterior e, ao procurar atendimento médico no 5o. Centro de Saúde, na segunda-feira (23), relata que não teve a temperatura verificada e nem fizeram perguntas sobre contato com pessoas que estiveram em áreas de grande contaminação da doença.

“Primeiro entrei em contato com o número de WhatsApp divulgado pela prefeitura, perguntando o que fazer. A orientação que deram foi de procurar atendimento em um posto de saúde. Fui ao 5o. Centro e a médica que me atendeu passou paracetamol e histamin e me mandou para casa. Não me fizeram perguntas e nem verificaram a minha temperatura, apesar de eu dizer que achava que estava com febre. Não fizeram nenhuma recomendação”, relata.

Até o momento, Arapiraca não tem nenhum caso de Covid-19 confirmado. Desde o início da pandemia, cinco pessoas com suspeitas de contaminação pelo coronavírus foram submetidas a exames, mas os resultados deram negativo. Mas relato como o do professor, que não terá o nome divulgado pela reportagem, mostram que autoridades de saúde no município podem estar negligenciando pessoas que apresentam sintomas da doença.

O professor tem 33 anos e trabalha em uma escola da rede particular de Arapiraca e, um dia antes da suspensão das aulas, esteve com uma criança que tossiu perto dele. Pouco depois, uma funcionária da mesma escola contou para ele que a criança havia retornado há poucos dias de uma viagem à Disney, nos Estados Unidos, junto com os pais. O homem conta que estava bem de saúde e que, no dia seguinte, passou a sentir os sintomas.

Além de tosse, ele também passou a ter dor de cabeça e calafrios como se estivesse com febre. E, nos últimos dias, passou a sentir também falta de ar. Enquanto conversava com o 7Segundos, por telefone, na manhã desta terça, estava ofegante. 

“Quando passei a sentir os primeiros sintomas, já fiquei preocupado porque tive contato com a criança que esteve no exterior, mas fiquei tomando remédio em casa. Só quando passei a sentir falta de ar é que resolvi procurar atendimento. Posso estar com uma gripe comum, com virose ou contaminado pelo coronavírus, mas eu não sei. Não estou me sentindo bem e não sei o que fazer”, declarou. 

Ele contou que, após o atendimento com a médica plantonista, conversou com uma auxiliar de enfermagem do posto e relatou que achava estar com febre  e de suas suspeitas. De acordo com ele, a servidora disse que nenhuma das auxiliares que trabalha no 5o. Centro teria coragem de contestar a médica, que trata mal os funcionários do posto.

Enquanto aguardava atendimento no local, encontrou uma conhecida na sala de espera, que trabalha na empresa de call center. Ela apresentava tosse forte e também não teria recebido recomendação para se isolar. “Pode ser que a doença já esteja circulando em Arapiraca, mas ninguém sabe, porque as providências não estão sendo tomadas. Estou fazendo a minha parte, estou em isolamento total, mas se outras pessoas não estiverem fazendo o mesmo?”, ressaltou.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação do município e aguarda resposta. Ainda na semana passada, a prefeitura divulgou orientação para as pessoas que apresentarem sintomas similares aos da Covid-19 devem entrar em contato, via whatsapp, com o número (82) 99604-0006. A equipe da Vigilância Epidemiológica de plantão vai realizar as orientações necessárias. Os pacientes podem procurar os Centros e Unidades Básicas de Saúde, tomando sempre os cuidados para evitar a contaminação de outras pessoas. Ainda segundo a prefeitura, o prédio do 3º Centro de Saúde, localizado na rua Lino Roberto, bairro Santa Edwiges, está funcionando 24 horas por dias, 7 dias por semana, como Unidade Sentinela, exclusivamente para atender suspeitas de infecção por coronavírus.