Saúde

Vitamina C some das farmácias arapiraquenses e nutricionista alerta para o risco de intoxicação

População está comprando os estoques de Vitamina C efervescente das farmácias de Arapiraca

Por Taísa Bibi 23/03/2020 15h03
Vitamina C some das farmácias arapiraquenses e nutricionista alerta para o risco de intoxicação
Vitamina C efervescente - Foto: iStock

Com a pandemia de Coronavírus algumas pessoas correram para as farmácias de Arapiraca, no agreste alagoano, para comprar Vitamina C efervescente, o produto é muito usado pelos brasileiros como forma de prevenção de uma gripe, ou no combate de um resfriado. O que muita gente não sabe é que o uso da Vitamina C em excesso pode causar intoxicação e problemas mais graves de saúde.

O Portal 7 Segundos entrevistou a nutricionista Michelle Yanne que fez um alerta. “Muita gente corre para consumir Vitamina C, porém o seu uso em excesso pode causar reações adversas como cólica, diarréia, dor abdominal, dor de cabeça”.

O uso em excesso pode ocasionar cálculo renal e prejudicar as pessoas que tem níveis autos de ferro no organismo, além de outras doenças graves. “Muito mais grave a Vitamina C em excesso pode ocasionar cálculo renal, porque ela se liga ao cálcio e forma oxalato de cálcio, podendo provocar o aparecimento de pedras nos rins, e esse é outro agravante, e tem mais, pessoas que tem excesso de ferro no organismo tem que ficar mais atentas ao consumo de Vitamina C, essa é uma tática que usamos para tratar anemia, porque a Vitamina C auxilia na absorção de ferro. Tem que ficar atento a isso também, e a hemocromatose é perigosa porque ele pode ocasionar ferrugem nos órgãos e autos níveis desse mineral, pode causar cirrose, alteração no pâncreas, insuficiência cardiáca, problemas de produção hormonal. É sério e não pode ser consumida de qualquer jeito”, completa a nutricionista.

De acordo com Michelle Yanne a ingestão de nutrientes deve ser baseada nas DRIs, que é a Ingestão Dietética de Referência (Dietary Reference Intakes). “Existe o limite máximo de segurança para utilizar os nutrientes, com o consumo crescente de suplementos alimentares, foi estabelecida a quantidade máxima de ingestão de nutrientes. Porque se a gente consumir um micronutriente que tá acima do máximo, do nível de segurança, o indivíduo pode sofrer uma intoxicação, por essa vitamina ou mineral, por isso que existem essas recomendações e por isso não podem consumir suplementos por conta própria, algo que a gente pense que vai ajudar a imunidade, pode trazer outros problemas de saúde, pelo excesso, como a Vitamina C”.

“As vezes a gente tem um problema e não imagina que foi por causa de algum suplemento. A média de recomendação da Vitamina C para o homem é de  90 miligramas por dia, e para a mulher 75 miligrama, que é como se fosse o equivalente a um laranja ou cinco morangos por dia, então se a gente consumir uma porção de fruta com uma boa quantidade de Vitamina C, já repõe a necessidade dirária recomendada”, explica.

A especialista alerta. “Uma pessoa que já come bem, ainda tomar e fazer o consumo de Vitamina C efervescente, que vende de 500 miligramas e 1 gramas, já são valores maiores do que o que seu organismo precisa por dia. Por isso que todo o contexto de suplementação tem que ser muito bem praticado para que as pessoas não venham tratar um problema e causar outro lá na frente", orienta. 

"A suplementação  é importante sim, quando necessário. Por isso é importante que a pessoa procure sempre um profissional nutricionista ”, finaliza a especialista.