Saúde

Dois dos quatro casos suspeitos do Covid-19 em Arapiraca são descartados após exames

Os outros dois casos suspeitos ainda aguardam resultados

Por 7Segundos 23/03/2020 08h08
Dois dos quatro casos suspeitos do Covid-19 em Arapiraca são descartados após exames
Dois casos suspeitos de Arapiraca foram descartados após exames - Foto: Ilustração

A Prefeitura de Arapiraca, através da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, torna público que dos quatro casos suspeitos de infecção por coronavírus, dois foram descartados após exames laboratoriais. Os outros dois seguem aguardando resultado, que devem ser emitidos durante esta segunda-feira (23).

Os quatro exames foram coletados por técnicos capacitados do Laboratório Municipal e encaminhados para o Laboratório Central (Lacen), em Maceió. Os casos descartados são de dois pacientes que deram entrada no Complexo Hospitalar Manoel André (Hospital Chama). As outras duas suspeitas seguem em quarentena domiciliar e monitoradas pela equipe de Vigilância.

Apesar do alívio e saber que Arapiraca ainda não registra nenhum caso de infecção por coronavírus, as precauções devem ser mantidas para evitar a proliferação do vírus e manter a curva de infecção controlada.

A Vigilância Epidemiológica de Arapiraca disponibilizou um número e Whatsapp para tirar dúvidas a respeito do vírus e também para monitorar pacientes com sintomas similares ao da Covid-19. O número é (82) 99604-0006.

Unidade Sentinela

A partir desta segunda-feira (23), o prédio onde funciona o 3º Centro de Saúde, localizado na Rua Lino Roberto, bairro Santa Edwiges, será direcionado para o atendimento de casos suspeitos de infecção por coronavírus.

A Unidade Sentinela será a referência em atendimento primário para as pessoas que apresentarem sintomas referentes a Covid-19, como febre, tosse, coriza e dificuldade para respirar. O prédio funcionará 24 horas por dia, 7 dias por semana e sempre contará com equipes de plantão para o atendimento aos casos suspeitos.

É importante que, antes de procurar a Unidade Sentinela, a população que acredita estar infectada entre em contato com a equipe de Vigilância Epidemiológica de Arapiraca, através do WhatsApp (82) 99604-0006, de domingo a domingo, das 8h às 20h. A equipe de plantão vai realizar o monitoramento inicial e dar as orientações necessárias.

A orientação ainda é de que quem apresentar sintomas leves suspeitos devem entrar em quarentena imediatamente, sem contato com outras pessoas, e avisar a Vigilância Epidemiológica. Os casos que serão atendidos na Unidade Sentinela serão os encaminhados pelos Centros e Unidades Básicas de Saúde.

A população que é comumente atendida pelas equipes de Saúde da Família do 3º Centro devem se dirigir ao Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA), localizado também no Bairro Santa Edwiges.