Saúde

Casos confirmados de coronavírus sobem para 1.128; Brasil tem 18 mortes

Ontem, uma portaria do ministério declarou que o Brasil inteiro possui transmissão sustentada

Por Uol 21/03/2020 18h06
Casos confirmados de coronavírus sobem para 1.128; Brasil tem 18 mortes
Foto ilustrativa mostra resultado positivo para o novo coronavírus - Foto: Dado Ruvic/Reuters/Arquivo

O ministério da Saúde informou hoje que os casos confirmados do novo coronavírus no país subiram de 904 para 1.128. Também foram contabilizadas 18 mortes por conta da covid-19, doença desencadeada a partir da presença do vírus no organismo.

Os números, apesar de oficiais, não refletem a realidade dos casos no Brasil, principalmente por conta da escassez de testes que podem verificar a presença do vírus. Outro fator são os pacientes assintomáticos, que não conseguem saber se estão ou não contaminados.

Ontem, uma portaria do ministério declarou que o Brasil inteiro possui transmissão sustentada —quando não há identificação da origem do vírus.

Até a última quinta, a pasta argumentava que esse tipo de contaminação estava presente apenas nos estados de São Paulo e Pernambuco, no interior de Santa Catarina, e nas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

O estado de São Paulo continua liderando a lista das unidades federativas com mais contaminados. São 459 casos confirmados e 15 mortes. O Rio de Janeiro vem em seguida, com 119 casos. A região Sudeste representa 56,9% de todos os casos.

Pela terceira vez o ministério deixou de divulgar os casos suspeitos. João Gabbardo dos Reis, secretário executivo do ministério da Saúde, afirmou que a decisão de não divulgar esses números está relacionada ao fato de o país estar em meio à transmissão sustentada.

"Nós estamos numa situação em que já está caracterizada a transmissão comunitária. Com essa transmissão, qualquer um de nós pode ser um caso suspeito. Qualquer cidadão brasileiro que apresente síndrome gripal, é um caso suspeito. Não existe mais correlação com países, ou ter contato com algum caso confirmado", disse Gabbardo.