Saúde

Após dispensar alunos, Unirb exige que funcionários cumpram horário presencialmente

Professores ficam confinados em sala e apenas conversam entre si para passar o tempo

Por 7Segundos 20/03/2020 11h11
Após dispensar alunos, Unirb exige que funcionários cumpram horário presencialmente
Faculdade Unirb em Arapiraca - Foto: divulgação

A faculdade Unirb em Arapiraca, assim como as outras instituições de ensino da cidade, dispensou os alunos como medida preventiva à propagação do coronavírus. Mas, em relação a professores e funcionários administrativos, a ordem é para que todos continuem cumprindo carga horária presencialmente de segunda a sexta-feira, conforme denúncia recebida pelo 7Segundos.

"Todos os professores ficam confinados na sala dos professores ou no laboratório de informática, salas sem ventilação natural, apenas com ar condicionado. Ficam batendo papo para passar o tempo, porque não tem o que fazer. A plataforma para as aulas em vídeo não está pronta e a internet muitas vezes não funciona", relatou um professor da instituição. Segundo ele, a decisão de manter os professores presencialmente na sede da faculdade veio da sede da Unirb, em Salvador (BA), e os coordenadores do pólo de Arapiraca estão reproduzindo a ordem.

Do início da semana até esta sexta-feira (20), a coordenação do curso fez duas reuniões, que reuniram dezenas de professores em um espaço fechado, apesar do protesto dos docentes em relação ao distanciamento social. De acordo com informações, a situação foi denunciada ao Ministério Público do Trabalho.

"Nestas reuniões eles pediram ajuda dos professores para tentar organizar a situação dos alunos, mas esse tipo de coisa poderia ser discutido e resolvido por meio das redes sociais. A postura da Unirb atenta contra a saúde de seus trabalhadores e contra a saúde pública", afirmou o professor, que afirma não estar cumprindo a determinação de comparecer à faculdade.

Ele conta que, como possui um segundo emprego, prefere correr o risco de ser demitido da faculdade do que passar pelo perigo de ser infectado pelo coronavírus. "Alguns professores estão fazendo o mesmo que eu. Se a gente for demitido, o salário vai fazer falta, mas manter a saúde e a de nossos familiares é mais importante neste momento. Outros trabalhadores que têm a faculdade como única fonte de sustento, estão cumprindo a determinação. Um dos professores, que é profissional de saúde, inclusive sai da UTI do Hospital de Emergência e vai direto para a faculdade. Mesmo não existindo, que se saiba nenhum caso confirmado da doença, precisamos nos precaver de todas as maneiras", ressaltou.

A reportagem tentou falar com a direção da faculdade Unirb em Arapiraca por meio do telefone divulgado por eles na página da internet, mas não conseguiu manter contato. Assim que a direção se posicionar sobre o assunto, a matéria será atualizada.