Agreste

Alegando problemas de abastecimento moradores fazem manifestação em São Brás

Movimento sem Água chegou a ocupar o escritório da Casal na cidade

Por 7Segundos 18/03/2020 14h02
Alegando problemas de abastecimento moradores fazem manifestação em São Brás
Moradores de São Brás protestam contra a falta de água - Foto: Cortesia

A cidade de São Brás está localizada as margens do rio São Francisco, além de ser a sede da Estação de Tratamento de Água (ETA), que garante o abastecimento de dez municípios do agreste, incluindo Arapiraca. Apesar disso, enfrenta vários problemas de abastecimento que atingem diversos bairros e a região central. Na manhã desta quarta-feira (18), moradores fizeram uma mobilização e chegaram a ocupar o escritório da Casal, onde cobraram providências.

De acordo com Adriano Santos, um dos líderes da mobilização, inicialmente foi interrompido o trânsito na rodovia Governador Moacir Andrade. Em seguida, os usuários foram até o escritório da CASAL e ocuparam o prédio até por volta do meio dia. “Apesar da mobilização, não houve nenhuma resposta. Tudo ocorreu de forma pacífica e vamos continuar nossas reivindicações,” declarou.

Segundo Adriano Santos, os moradores pagam as faturas mas não recebem água. Nesta quinta-feira (19), o objetivo é intervir para que não seja feita a leitura de consumo. Na sexta-feira (20), o grupo pretende ir até a Estação de Tratamento, localizada no Morro do Gaia. “O objetivo é parar o bombeamento para as cidades do agreste, inclusive Arapiraca, saindo de lá apenas quando a Casal se comprometer, estabelecendo prazo para a resolução do problema do abastecimento,” falou Adriano.

O portal 7segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Casal e que encaminhou a seguinte Nota:

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informa que, na noite do último domingo (15), houve um rompimento de uma adutora de água tratada que leva o líquido da ETA Morro do Gaia para a cidade de São Brás. Na manhã de segunda-feira (16), o rompimento foi consertado e o abastecimento voltou a ser realizado. Mas, na noite da mesma segunda-feira (16), ocorreu uma queda de energia e, em decorrência disso, a tubulação rompeu novamente (por meio de um efeito chamado “golpe de aríete”).

Na manhã de terça-feira (17), a equipe de técnicos voltou ao local e consertou o rompimento mais uma vez. Porém, conforme divulgado amplamente ainda no fim de semana, o Sistema Coletivo do Agreste foi paralisado na terça-feira para execução de melhorias operacionais. Desse modo, o abastecimento de São Brás foi retomado nesta quarta-feira (18) pela manhã e segue em normalização.

A previsão é que até a manhã desta quinta (19) toda a cidade já esteja abastecida. Portanto, não procede a denúncia de que a cidade está há 10 dias sem água. A respeito da invasão ao escritório da Casal na cidade, a Companhia já procurou a Polícia Civil e registrou um TCO em desvafor do organizador do ato de vandalismo, que vem a ser um aspirante a político local.