Saúde

Palmeira dos Índios registra primeiro caso suspeito de coronavírus

O homem havia voltado dos EUA

Por Assessoria 18/03/2020 08h08
Palmeira dos Índios  registra primeiro caso suspeito de coronavírus
Coronavírus no Brasil - Foto: Reprodução

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que existe um caso da Covid-19, o novo coronavírus, sob investigação no município. Trata-se de um rapaz que esteve nos Estados Unidos e que, ao voltar do país norte-americano, passou mal, foi atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maceió e está de quarentena.

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) divulgou o caso para o munícipio às 14h. No total, existem 32 casos suspeitos em Maceió e 1 confirmado, 1 caso suspeito em Arapiraca e outro em Palmeira dos Índios.

A diretora da Vigilância em Saúde Leide Alencar esteve no domicílio do rapaz para coletar informações sobre o deslocamento e realizar o protocolo que foi instalado pelo município. De acordo com Leide, o rapaz tem 28 anos, é professor e reside no bairro São Francisco. Ele viajou no dia 17 de fevereiro para os Estados Unidos e retornou no dia 2 deste mês, diretamente para Palmeira dos Índios, ministrou aulas nos dias 9 e 10.

Foi quando sentiu-se mal, apresentou sintomáticos respiratórios e se automedicou. No dia 13, foi a Maceió e no outro dia recebeu atendimento na UPA do Trapiche, onde o médico prescreveu medicação e foi feito coleta da nasofaringe. A UPA notificou o caso e aguarda o resultado, que deve sair até sexta-feira (20).

O rapaz está em isolamento há 3 dias, onde reside com os pais, que também estão sendo monitorados pela equipe de Saúde da Família do bairro. Durante a visita, foram feitas as orientações devidas e redigida e assinada a notificação de isolamento, conforme o Decreto Municipal, anunciado na manhã desta terça-feira (17).

A SMS ressalta que até o final da tarde de hoje não havia nenhuma suspeita ou notificação no município. Após ligação do Cievs, o caso foi posto em prioridade e outras medidas já estão sendo tomadas pela Vigilância em Saúde.

Mais monitoramento município

 A diretora Leide ainda informou que desde ontem (16), algumas pessoas estão sendo monitoradas, por terem viajado para áreas de risco, como é o caso de jovens estudantes que chegaram de São Paulo, onde passaram o período de 6 a 14 de março, e uma família da Itália, que está na zona rural palmeirense. Todos foram notificados para permanecerem em isolamento e receberam orientações de prevenção individual e coletiva.