Saúde

Prefeitura de Arapiraca convoca agentes de saúde e de endemias contra o coronavírus

Sindicato que representa a categoria quer liberação de agentes que integram grupo de risco e exige EPIs

Por 7Segundos 17/03/2020 12h12
Prefeitura de Arapiraca convoca agentes de saúde e de endemias contra o coronavírus
SindAgreste reuniu agentes de saúde e agentes de endemias em assembleia - Foto: Ewerton Silva/ 7Segundos

Enquanto a prefeitura de Arapiraca convoca todos os agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias para uma grande ação preventiva de combate ao corona vírus, o SindAgreste – que representa esses profissionais – solicitou da prefeitura que os agentes que compõem o grupo de risco: gestantes, idosos e diabéticos, sejam liberados do trabalho, além do fornecimento de álcool gel, máscaras e outros materiais de proteção individual (EPIs) para que os trabalhadores possam se proteger.

Um dia após o anúncio de um caso suspeito de corona vírus em Arapiraca, a prefeitura anunciou, na manhã desta terça-feira (17), uma série de medidas para evitar que haja a proliferação da pandemia no município. Entre as medidas anunciadas estão a convocação de todos os agentes de saúde e de endemias e a suspensão das férias e licenças dos trabalhadores da Saúde para a realização de uma grande campanha preventiva.

De acordo com o prefeito Rogério Teófilo (PSDB), os agentes de saúde devem ir, de porta em porta, explicar aos moradores de todo o município como se prevenir e o que fazer em caso de suspeita de contaminação pela doença.

O SindAgreste protocolou o ofício com as solicitações ao mesmo tempo em que Teófilo falava com a imprensa. O prefeito disse que as medidas adotadas pelo município já se mostraram eficazes em outros locais, mas diferente de outros gestores que anunciaram as medidas por meio de notas oficiais ou anúncios nos canais de comunicação, justamente para evitar a aglomeração de pessoas, o prefeito convocou uma coletiva de imprensa, reunindo profissionais que trabalham em emissoras de rádio e em sites em uma sala de reuniões, para divulgar as medidas.

A convocação dos agentes de saúde e de endemias também não levou em consideração que eles estão mobilizados e há a possibilidade de deflagrarem uma greve. Eles reinvindicam que o município repasse aos trabalhadores o percentual de ajuste referente ao piso nacional da categoria. Conforme os dirigentes sindicais, o governo federal que é responsável por 95% do valor que compõe o salário dos agentes já repassou o recurso para o município com o ajuste salarial, mas na folha de pagamento de fevereiro, o salário anterior foi mantido.

A reportagem tentou entrar em contato com os dirigentes sindicais, mas desde o final da coletiva eles estão em reunião com o prefeito Rogério Teófilo.

Confira as medidas adotadas pela prefeitura de Arapiraca para a prevenção ao corona vírus:

 

- suspensão das aulas na rede municipal de ensino por duas semanas, prazo que pode ser prorrogado, antecipando as férias de julho;

- suspensão da prova de vida para aposentados e pensionistas da prefeitura de Arapiraca, pelo prazo de 60 dias;

- suspensão por 60 dias das licenças e férias dos servidores das secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social, e também da Vigilância Municipal e gabinete do prefeito;

- autorização para os servidores municipais com mais de 60 anos para trabalhar de casa, seguindo orientações dos secretários; com exceção daqueles que atuam em áreas essenciais e cargos comissionados;

- suspensão, por 15 dias, de atividades coletivas dos serviços de convivência de idosos;

- suspensão do atendimento do Bolsa Família, por 15 dias;

- suspensão de inaugurações, cerimônias e eventos da administração municipal;

- convocação de todos os agentes de saúde e de endemias para atividades de conscientização e prevenção, porta a porta, em todas as regiões do município.

 

De acordo com o prefeito, também serão feitas recomendações à iniciativa privada. “A epidemia não chegou aqui, mas se chegar estamos preparados com essas ações preventivas para reduzir o risco para os arapiraquenses. Mas é preciso consciência e espírito de solidariedade, todos pensando em todos para evitar ser contaminado e contaminar alguém, principalmente os idosos, que são os mais vulneráveis”, afirmou o prefeito, que ainda disponibilizou um número de WhatsApp para tirar dúvidas da população: 99604-0006.