Política

Vereadores de Arapiraca não se convencem de explicações da Equatorial

O presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Jario Barros, durante os debates, lamentou a ausência de figuras políticas importantes

Por Assessoria 16/03/2020 16h04
Vereadores de Arapiraca não se convencem de explicações da Equatorial
A Câmara Municipal de Arapiraca realizou uma audiência pública, nesta segunda-feira (16), com diretores da Equatorial para debater problemas e reclamações dos consumidores - Foto: Assessoria

A Câmara Municipal de Arapiraca realizou uma audiência pública, nesta segunda-feira (16), com diretores da Equatorial para debater problemas e reclamações dos consumidores relacionados a empresa distribuidora de energia elétrica. Com o plenário ocupado por representantes e lideranças comunitárias de Arapiraca, a audiência pública provocada pelo vereador Fabiano Leão, contou também com a presença de representantes do PROCON Arapiraca e de Alagoas, e OAB, que durante suas explanações, como entidades defensoras dos direitos da sociedade, exigiram mais respeito com os consumidores, que são as peças fundamentais para o crescimento dessas empresas porque pagam suas tarifas.

O presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Jario Barros, durante os debates, lamentou a ausência de figuras políticas importantes. "Ficamos tristes com a ausência do senador Rodrigo Cunha (PSDB), que nas redes sociais divulga a sua preocupação com o direito do consumidor, porém, só na mídia e na publicidade, porque quando mais precisamos dele, se ausenta em uma discussão de tão grande importância e do interesse de todos, como também, lamentamos a ausências do deputado federal, Severino Pessoa (Republicanos), que um assunto desse, ele não comparece, ao mesmo tempo, em que agradecemos e parabenizamos a presença do deputado estadual Tarcizo Freire, representando a Assembleia de Alagoas, nesta audiência pública para discutir as ações que tem sido alvo de críticas da Equatorial".

A audiência pública que teve início às 11h, se entendendo até às 13h, contou com a presença dos vereadores Jario Barros, Thiago ML, Aurélia Fernandes, Dr. Fábio, Fabiano Leão, Melquisedeque de Oliveira, Pablo Fênix, Sérgio do Sindicato, Edvanio do Zé Baixinho e a Professora Graça, secretaria de Articulação Política, representando o prefeito Rogério Teófilo.

Durante as discussões, os vereadores criticaram duramente a política tarifária cobrada pela empresa, onde segundo eles, só tem se preocupado em ganhar dinheiro, esquecendo de colocar em prática a política social e de respeito ao consumidor.

Os vereadores foram unânimes em lamentar a falta de respeito da empresa com os consumidores, onde em sua grande maioria, passam constrangimentos ao terem a energia de sua casa cortada, apenas com poucos dias de atraso.

Ainda no decorrer das discussões, na presença dos representantes da empresa, o deputado estadual Tarcizo Freire, classificou como desrespeitosa com o consumidor, a maneira truculenta de funcionários da empresa na hora de proceder o corte do fornecimento de energia elétrica nas residências de pessoas humildes, que não tinham como se defender juridicamente.

 

O vereador Fabiano Leão, chegou a sugerir a um dos diretores da Equatorial, Carlos Moraes, que oriente o pessoal que faz corte, para evitar que aconteça uma tragédia na hora do corte do fornecimento da energia elétrica.

"A maneira como eles chegam nas casas, sem nenhum preparo, pode ocorrer uma agressão por parte dos donos da casa, podendo haver algo mais sério", disse o vereador responsável pela convocação da audiência pública, Fabiano Leão.

O representante da Equatorial, Carlos Morais, fez um balanço dos investimentos da empresa em Alagoas, garantindo que dos 300 milhões de reais, cerca de 60 milhões serão para melhorar a qualidade dos serviços no município arapiraquense.

Ele também garantiu, que todos assuntos tratados ali, seriam levados para a empresa para que fossem avaliados caso a caso.

O representante do Procon em Arapiraca, Denys Reis, disse que já existem dentro do órgão, cerca de 1.500 reclamações contra a Equatorial.

As críticas feitas a Equatorial chegaram ao ponto de, o vereador Edvanio do Zé Baixinho afirmar que os cortes indevidos da empresa estão agradando muito aos advogados, onde tem conhecimento de que um só advogado, já deu entrada a mais de 160 ações contra a Equatorial.

A secretária de Articulação Política de Arapiraca, Professora Graça, disse que não bastava apenas o representante da Equatorial mostrar dados técnicos para tentar mostrar que tudo estava correto, mas realizar um serviço de boa qualidade e que até parecia, que a empresa pretendia tirar todo o dinheiro investido, cerca de 300 milhões de reais, no menor espaço de tempo possível.

Estiveram participando da audiência pública, o representante da OAB-Arapiraca, da Comissão de Defesa do Consumidor, Dr. Rosseau Omena Domingos, o Procurador da Câmara Municipal de Arapiraca, Arnaldo Pacheco e o presidente da Federação das Associações de Moradores de Arapiraca (Facomar), Tiago da Brita.