Política

Com indefinição do MDB, Pessoa volta a confirmar Fabiana como cabeça de chapa em Arapiraca

Severino e Fabiana Pessoa (Republicanos) abonaram fichas de filiação de pré-candidatos para a Câmara Municipal

Por 7Segundos 16/03/2020 12h12
Com indefinição do MDB, Pessoa volta a confirmar Fabiana como cabeça de chapa em Arapiraca
Severino Pessoa (Republicanos) atesta Fabiana como cabeça de chapa nas eleições - Foto: Ângelo Farias/ 7 Segundos

As indefinições do MDB, partido do ex-governador Luciano Barbosa e do deputado estadual Ricardo Nezinho, em torno de um nome para disputar as eleições de Arapiraca, levaram o deputado federal, Severino Pessoa (Republicanos) voltar a confirmar a esposa – vice-prefeita Fabiana Pessoa – como cabeça de chapa para a disputa pela prefeitura.

“O MDB ainda não resolveu internamente quem é o candidato. Mandaram falar que era o Luciano [Barbosa], mas ele em nenhum momento se pronunciou sobre o assunto. Então, volto a retomar a decisão de a Fabiana ser pré-candidata a prefeitura até o dia 15 de agosto, e então vamos ver como as coisas vão se comportar, e então, acho que até o dia 04 de outubro”, declarou, Severino. De acordo com ele, a candidatura de Fabiana Pessoa em Arapiraca é também um pedido do presidente nacional do partido, o deputado federal Marcos Ferreira.

Severino e Fabiana Pessoa promoveram um evento na manhã desta segunda (16), na sede do diretório em Arapiraca, para abonar a ficha de filiação dos pré-candidatos para a Câmara Municipal. O Republicanos deverá inscrever 29 filiados para disputar a eleição proporcional, entre eles estão ex-vereadores como sargento Braz, Roninho, Dorge do Queijo, entre outros, e também suplentes de vereadores que tiveram votação expressiva em 2016.

“Não temos nenhum vereador de mandato, mas buscamos trazer de volta vereadores que ficaram de fora nas últimas eleições e outros candidatos que também tiveram uma boa quantidade de votos. Desse grupo, a gente espera eleger cinco ou seis vereadores”, ressaltou.

Com a chapa proporcional definida e a pré-candidatura de Fabiana Pessoa praticamente sentenciada – apesar de a possibilidade de compor como vice ainda permaneça em segundo plano – as articulações agora se voltam para a definição de um vice na chapa do Republicanos. “Não faltam opções”, afirma Severino.

O deputado estadual avalia como positivo o cenário político com várias candidaturas de oposição em Arapiraca. De acordo com ele, isso é efeito da insatisfação com a administração de Rogério Teófilo (PSDB). “Diante da fraca administração do prefeito e do péssimo trabalho que ele vem desenvolvendo, fez com que várias pessoas sem lancem como candidatos. Se o prefeito fosse bem avaliado, não surgiriam tantos. Mas um número grande de candidatos é bom, porque garante opção de escolha para o eleitor”, declarou.

Severino Pessoa, que em 2016 foi um dos grandes responsáveis pela eleição de Rogério Teófilo, disse que começou a se decepcionar com o prefeito no dia seguinte à vitória das urnas. Conforme o deputado, Teófilo nunca deu espaço para a vice, Fabiana Pessoa, atuar de fato. “No dia seguinte à eleição, ele começou a achar que podia ser soberano, que podia romper os compromissos e esquecer os aliados. Começou a ser rodeado por pessoas que não tinham pensamento de agluntinar e começou a ouvi-las, em vez de ouvir primeiro quem deu a mão a ele. Naquele momento quem deu a mão a ele fui eu, eu que levei três partidos e 60 candidatos a vereador”, declarou.

Do rompimento com Rogério Teófilo ficou uma lição para Severino Pessoa. O projeto do Republicanos, de acordo com ele, tem como base a valorização dos servidores públicos e dos arapiraquenses.

“Dos candidatos a vereador do nosso partido, não tem nenhum parente nosso e, chegando a prefeitura, também; não pretendemos colocar nenhum parente e escolher pessoas que são de Arapiraca, que conhecem a nossa cidade. O fracasso administrativo que estamos vivendo hoje se deve também ao número de secretários que são de fora, como se aqui em Arapiraca não houvesse pessoas competentes. São secretários que nem conhecem Arapiraca, que não estão verdadeiramente preocupados em trabalhar pela população”, pontuou.