Política

Prefeitura reúne representantes da equatorial e classe empresarial para discutir de energia no centro

o grupo ouviu os técnicos da Equatorial à respeito do problema

Por Assessoria 14/03/2020 17h05
Prefeitura reúne representantes da equatorial e classe empresarial para discutir de energia no centro
Prefeitura reúne representantes da equatorial e classe empresarial para discutir de energia no centro - Foto: assessoria

As constantes quedas de energia no Centro de Arapiraca tem preocupado os comerciantes  e chamado a atenção da Gestão Municipal, que para entender o problema e avaliar de que maneira pode atuar na sua resolução,  reuniu, na manhã deste sábado, na praça Manoel André, representantes da Prefeitura, Equatorial Energia, Sindilojas, CDL e Centro Novo. 

O prefeito Rogério Teófilo, que está em visita aos Ministérios, em Brasília, promoveu o encontro,  através do contato direto com Daniel Sampaio, executivo de Relacionamento da Equatorial, a fim de reunir as partes, por entender a necessidade de um diálogo aberto, onde todos tomem conhecimento da realidade,  responsabilidades e possam participar do planejamento do projeto de melhoria para o centro da cidade.

Representando a Administração Municipal, a  secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Zélia Azevedo, acompanhou o grupo, formado pelos técnicos da Equatorial, Luciano Magalhães e Allysson Cantidano; o presidente do Sindilojas, Wilton Malta; presidente da CDL, Vera Lúcia; secretário adjunto de Serviços Públicos, Rodrigo Guedes;  superintendente de Iluminação, Adnaldo Oliveira; e Cláudio Júnior, membro da comissão do Centro Novo.

Após percorrer o calçadão da praça Manoel André e trocar informações, o grupo ouviu os técnicos da Equatorial à respeito do problema e da sua resolução. À princípio,  foi identificado sobrecarga do potencial energético. Para isso, a empresa afirmou estar instalando mais um transformador, na área, neste final de semana. 

Outro problema identificado  é a infiltração de água nas caixas de distribuição dos ramais subterrâneos de energia, no calçadão da praça Luiz Pereira Lima. A solução temporária apresentada pela empresa Equatorial é a substituição para os ramais aéreos. Além da identificação de cabeamentos antigos, que precisam ser substituídos por novos e mais modernos.

Entretanto, segundo os técnicos, a solução definitiva será aplicada com a obra de reforma do centro. De acordo com o secretário de Infraestrutura, Daniel Soares,  a Equatorial protocolou um documento, na Prefeitura, e precisa encaminhar um planejamento de execução da parte elétrica, adequado ao projeto de modernização do Centro para as secretarias de Infraestrutura,  Serviços Públicos e Iluminação.

Centro Novo

Reconhecendo a sobrecarga do comércio, nas últimas décadas, e a necessidade da sua modernização, o prefeito Rogério Teófilo destaca  o projeto de urbanização, chamado Shopping Center a Céu Aberto, uma obra que está prestes a acontecer e trata da revitalização no centro da cidade, incluindo o projeto de iluminação. 

O prefeito explica que o município captou recurso de  mais de R$ 5 milhões de reais, licitado pela prefeitura para  o processo de urbanização do centro. Nesse projeto, reorganização do trânsito, piso, banheiros, escada rolante e também a parte de iluminação. A obra vai modernizar e  valorizar o comércio local, atendendo a uma reivindicação antiga dos comerciantes.

“É mais um passo para o processo de Desenvolvimento econômico de Arapiraca. O município tem os maiores atacadistas do Nordeste, Shopping e agora, um Shopping a céu aberto, isso significa desenvolvimento para o comerciante, empregos sendo gerados. Me sinto bem em fazer com que Arapiraca tenha esse Centro Novo com toda estrutura e modernização para os arapiraquenses e todos que por aqui passam”, completou o prefeito Rogério Teófilo.