Saúde

[Vídeo] 300 cirurgias são marcadas no primeiro dia do mutirão da Sesau em Arapiraca

Próximos mutirões vão acontecer nas regiões Sertão, Norte e Metropolitana de Maceió

Por 7Segundos 12/03/2020 12h12
[Vídeo] 300 cirurgias são marcadas no primeiro dia do mutirão da Sesau em Arapiraca
300 cirurgias são marcadas no primeiro dia do mutirão da Sesau em Arapiraca - Foto: Alexandre Ayres, secretário estadual da Saúde de Alagoas

No primeiro dia do Mutirão de Cirurgia realizado no Parque Ceci Cunha, em Arapiraca, 300 pessoas já estão com cirurgias marcadas. O Mutirão de Cirurgias é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) e acontece nos dias 11, 12 e 13 de março.

O secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres informou que as cirurgias serão realizadas no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, e no Hospital da Mulher, em Maceió. Estão sendo ofertadas cirurgias de mioma, hérnia de disco e pedra na vesícula.

“É muito gratificante ver a felicidade das pessoas que esperaram tanto tempo pelo acesso à saúde e agora estão tendo condição de ter esse direito de forma mais rápida e resolutiva”, afirmou.

Durante a ação de saúde, os pacientes realizam exames pré-operatórios no próprio local de atendimento otimizando os resultando e já com a análise médica da necessidade ou não do procedimento cirúrgico.

O secretário ressaltou que o programa traz muitos benefícios para a população, e assim como foi realizado na Região Metropolitana de Maceió, na primeira fase, em Arapiraca, também será um grande sucesso.

Mais ações

As próximas ações do Mutirão de Cirurgias serão realizadas ainda no primeiro semestre deste ano nas regiões Sertão, Norte e novamente na Região Metropolitana de Maceió.

Alexandre Ayres informou que além dos procedimentos já oferecidos nas etapas anteriores deste programa, também será realizado um mutirão específico para as mulheres que foram operadas de câncer para a reconstrução mamária e também um mutirão para a realização de biópisia. 

Corona vírus

O secretário ressaltou que em Alagoas só tem um caso confirmado em Alagoas e que os técnicos em saúde estão preparados para enfrentar o ciclo dessa nova gripe.

“Nós temos hoje em circulação no Brasil 20 tipos de gripe, e o corona vírus é mais um tipo que chega no país. Mas a população não precisa entrar em pânico”, afirmou.

Alexandre Ayres ressaltou que é preciso a informar a população que a principal prevenção para o corona vírus é higienização pessoal como lavar as mãos e evitar coçar os olhos.

O secretário tranquilizou à população que há temporada de cruzeiros marítimos vindos do exterior acabou. Apenas navios que estavam na costa brasileira antes da chegada do vírus da China.“Mesmo antes do vírus chegar no Brasil nós já estávamos monitorando os voos e navios que chegavam em nosso estado”, finalizou.