Saúde

[Vídeo] Mutirão de Cirurgias acontece em Arapiraca até a sexta (13)

Ação é promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau)

Por 7 Segundos 11/03/2020 13h01
[Vídeo] Mutirão de Cirurgias acontece em Arapiraca até a sexta (13)
Mutirão de Cirurgias acontece em Arapiraca até a sexta (13) - Foto: Reprodução do vídeo

Arapiraca, cidade localizada no agreste alagoano, está recebendo a quarta etapa do programa Mutirão de Cirurgias promovido pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). A programação começou nesta quarta-feira (11) e segue até a próxima sexta-feira (13) no parque Ceci Cunha. Nos três dias um total de 1.050 moradores de Arapiraca e de municípios vizinhos serão atendidos na Cidade da Saúde.

São 80 profissionais que estão na Cidade da Saúde para atender a população que passa por uma triagem, realizam exames, são atendidas por médicos e saem com as cirurgias marcadas.

Estão sendo oferecidas para o público de 14 a 65 anos cirurgias de hérnia umbilical, inguinal e epigástrica, histerectomia com remoção de útero e colecistectomia, que é a retirada da vesícula. Para pacientes de 4 a 13 anos é oferecia as cirurgias de hérnia umbilical, inguinal e epigástrica.

As cirurgias em homens serão feitas na Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca, e as em mulheres no Hospital de Mulher em Maceió. De acordo com a Assessora Técnica da Sesau, Geonice Peixoto, em uma reunião realizada na Associação dos Municípios Alagoanos, foi formado que os deslocamentos dos pacientes ficaram a cargo das prefeituras.

Os atendimentos começam a partir das 7h e não é necessário tumulto, como explica o coordenador Guilherme Marques. “Nada tumultuado, sempre com muita calma, visando o bem-estar do paciente, a gente sabe que essas pessoas precisam muito desse atendimento então a gente acolhe com o máximo de atenção possível, estamos aqui para acolher”.

Veja o vídeo: