Cidades

Obra no Centro de Arapiraca atrapalha trânsito e pedestres

Container é deixado em local de estacionamento e parada proibidos e calçada é isolada com materiais de construção

Por 7Segundos 10/03/2020 11h11
Obra no Centro de Arapiraca atrapalha trânsito e pedestres
Obra atrapalha pedestres e gera reclamações em Arapiraca - Foto: Ewerton Silva/ 7Segundos

Em tempos de crise, a abertura ou reforma de lojas no Centro de Arapiraca de ser motivo de comemoração, a menos que as obras tragam riscos para os pedestres e veículos que passam pelo local. Na rua Fernandes Lima, a reforma de um estabelecimento deixa o trânsito no local, que é intenso principalmente nos horários de pico, ainda mais confuso.

A obra não foi isolada com tapumes e não deixa espaço, nem mesmo mínimo, para travessia de pedestres. Material de construção armazenado na calçada e um conteiner ao lado, na rua, obrigam os pedestres a descerem da calçada e a dividirem espaço com carros de passeio e motocicletas para consguirem atravessar os obstáculos.

"É uma total falta de respeito com quem anda a pé por essas ruas, com os consumidores. Esse é um dos motivos que leva muitas pessoas a escolherem o shopping em vez do Centro. Essa loja está investindo em obra, talvez para atrair mais consumidores, mas por enquanto está só causando transtornos", afirmou Maria Carla de Almeida, que passava pelo local.

Além de vários metros de calçada interditados e tomados por material de construção, há ainda um container instalado próximo a uma placa de proibido parar e estacionar. Em 2019 foram registrados, em Arapiraca, dois acidentes de trânsito em que veículos colidiram em containeres que estavam na rua. Na época, a prefeitura explicou que a instalação do equipamento deve obedecer as leis de trânsito: os containeres não podem ficar na calçada, atrapalhando a travessia de pedestres e devem, preferencialmente, ficar no interior do imóvel em construção. Mas, quando não é possível, é permitido que seja colocado na rua, desde não seja em local de estacionamento proibido.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura de Arapiraca para se pronunciar sobre o assunto, na manhã desta terça-feira (10), mas até o fechamento da matéria não obtivemos resposta.