Educação

[Vídeo] Estudantes impedem entrada de funcionários na Prefeitura de Pão de Açúcar

Falta de transporte é a motivação do protesto

Por 7Segundos 10/03/2020 10h10
[Vídeo] Estudantes impedem entrada de funcionários na Prefeitura de Pão de Açúcar
Estudante impedem entrada de funcionários na Prefeitura de Pão de Açúcar - Foto: Cortesia ao 7Segundos

Na manhã desta terça-feira (10) estudantes da rede estadual de ensino ocuparam a entrada da Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar, no Sertão alagoano, e impediram a entrada de funcionários. O motivo do protesto é falta de transporte escolar. Ontem (09), os estudantes interditaram uma  rodovia pelo mesmo motivo. 

Antes mesmos dos primeiros funcionários chegarem os estudantes munidos de panela e cartazes iniciaram um panelaço na porta principal do prédio exigindo o transporte escolar.

Assessores do município já tentaram argumentar que alguns serviços serão prejudicados se os estudantes continuarem bloqueando o acesso ao prédio público.

“Não entra ninguém até que a nossa situação seja resolvida. Quem está perdendo aula somos nós”, afirmou um manifestantes.

 O protesto dos estudantes tem o apoio da sociedade civil e de alguns vereadores.

O fato de estudantes da rede estadual estarem exigindo que a Prefeitura resolva a situação é em função de um acordo de colaboração em que o município ficou responsável pela gestão do transporte da rede estadual.  

O Portal 7Segundos entrou contato com o prefeito de Pão de Açúcar, Cleiton Farias, que confirmou o acordo entre Estado e município desde que A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) envie o repasse dos  recursos.

“A Prefeitura de Pão de Açúcar não tem condições de arcar com despesas do transporte estadual. Estamos aguardando os recursos que a Seduc ficou de repassar mas ainda não recebemos. Estamos tentando ajudar os estudantes mas sem esses recursos fica impossível”, relatou o prefeito.

Vale salientar que os motoristas da rede municipal de Educação de Pão de Açúcar também estão com o pagamento dos salários atrasado em relação aos meses de novembro, fevereiro e 15 dias de dezembro.

O prefeito Celso Farias afirmou que até o final dessa semana vai regularizar o pagamento dos motoristas que trabalham no município.