Saúde

Saiba o que necessário para atendimento no mutirão de cirurgias promovido pela Sesau em Arapiraca

Estrutura do "Cidade da Saúde" está sendo montada no Parque Ceci Cunha

Por 7Segundos com Assessoria 09/03/2020 17h05
Saiba o que necessário para atendimento no mutirão de cirurgias promovido pela Sesau em Arapiraca
Montagem da estrutura do mutirão de cirurgias em Arapiraca - Foto: Ewerton Silva (7 Segundos)

A estrutura da quarta etapa do programa Mutirão de Cirurgias promovido pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) já começa a ser montada no parque Ceci Cunha. A expectativa é de que, entre a quarta-feira, dia 11, até a sexta, dia 13, um total de 1.050 moradores de Arapiraca e de municípios vizinhos sejam atendidos e tenham cirurgias marcadas na Cidade da Saúde..

O Mutirão de Cirurgias teve início no final do ano passado e, nas três primeiras edições, possibilitou cirurgias em 1.200 pessoas residentes nos bairros Benedito Bentes, Vergel do Lago e Clima Bom, e mais de 600 que já estão com data marcada para acontecer. Pela primeira vez o programa é levado para o interior do Estado e tem como objetivo atender não só os moradores de Arapiraca, como de outros municípios do Agreste. A estimativa é que, por dia, sejam fitos uma média de 350 atendimentos. 

Nesta etapa, serão oferecidas para o público de 14 a 65 anos cirurgias de hérnia umbilical, inguinal e epigástrica, histerectomia com remoção de útero e colecistectomia, que é a retirada da vesícula. Para pacientes de 4 a 13 anos é oferecia as cirurgias de hérnia umbilical, inguinal e epigástrica.

O atendimento acontece na "Cidade da Saúde" que está sendo montada no parque Ceci Cunha, nos dias 11, 12, 13 de março, a partir das 7h. Já neste atendimento, a pessoa será submetida a consulta médica e a exames, por isso é importante que o paciente esteja em jejum e leve os documentos originais de RG, CPF, comprovante de residência e cartão SUS.

De acordo com a Sesau, o paciente passa por uma consulta médica e em seguida é submetido a exames de ultrassom, laboratoriais, raios-x e eletrocardiograma. O resultado sai na hora e o paciente retorna ao médico que vai analisar os laudos e confirmar se há necessidade de cirurgia. Tudo isso é feito no mesmo local e, caso os médicos constatem a necessidade de cirurgia, o paciente sai de lá com a operação com data e local marcados.

“A vantagem é que o usuário passa por consulta médica, faz os exames na Cidade da Saúde e sai do local com a cirurgia agendada junto aos hospitais contratualizados. Posso citar como exemplo as mulheres que foram encaminhadas para os devidos procedimentos no Hospital da Mulher, em Maceió. O Governo de Alagoas entregou este novo equipamento de saúde, que já está dando total atenção à saúde feminina”, destaca o secretário de Saúde Alexandre Ayres. 

De acordo com ele, o objetivo é reduzir a demanda reprimida de cirurgias eletivas em Alagoas. “Seguimos com a meta de realizar cinco mil cirurgias nestas especialidades contidas no programa. As três etapas que aconteceram no Benedito Bentes, Vergel do Lago e Clima Bom, em Maceió, mostram o quanto a população confia no serviço”, afirmou o secretário.