Cultura

Marcius Melhem deixa direção do Humor na Globo; Silvio de Abreu assume posto

Cirurgia de uma das filhas nos Estados Unidos foi o motivo alegado por Melhem pelo afastamento

Por Noticias da TV /Uol 07/03/2020 11h11
Marcius Melhem deixa direção do Humor na Globo; Silvio de Abreu assume posto
Marcius Melhem deixa direção do Humor na Globo; Silvio de Abreu assume posto - Foto: Montagem

A Globo anunciou na noite desta sexta-feira (6) que Silvio de Abreu assumirá a direção dos projetos de Humor na emissora. O posto era ocupado por Marcius Melhem, que deixou o cargo por "motivos pessoais". O autor de novelas vai acumular a nova função com as que já tinha, de Dramaturgia Diária e Semanal (novelas e séries).

Segundo o comunicado da Globo, Melhem também pediu licença das funções de roteirista e ator durante um período de quatro meses. Suas razões pessoais não foram explicitadas no comunicado enviado pela emissora. Segundo o colunista Leo Dias, do UOL, ele foi denunciado por assédio moral por atrizes do núcleo de humor da emissora no fim do ano passado.

Marcius Melhem atualmente estava no ar com o humorístico Fora de Hora, exibido nas noites de terça-feira depois do BBB20. Por conta de seu pedido de afastamento, ele não aparecerá nas próximas edições do programa --que é gravado sem nenhuma frente para abordar assuntos quentes da semana.

Ele também era cocriador, supervisor e redator-final do quadro Isso a Globo Não Mostra, que voltou no último domingo (1º) à grade da Globo para sua segunda temporada, e cocriador e redator-final do Zorra.

Segundo Leo Dias, as humoristas Dani Calabresa e Maria Clara Gueiros teriam se queixado de atitudes abusivas de Melhem nos bastidores do Zorra no fim do ano passado. A situação teria se tornado insustentável, e até o ex-marido de Dani, Marcelo Adnet, teria testemunhado a favor das colegas de trabalho. Tanto Maria Clara quanto Adnet negaram as informações na ocasião.

Posicionamento

Horas após o envio do comunicado da Globo, Marcius Melhem emitiu uma nota por meio de sua assessoria de imprensa, negando que o fato de seu afastamento da emissora tenha se dado por conta das denúncias de assédio moral registradas por atrizes de seu casting.

"É com total indignação que Marcius Melhem recebe os questionamentos sobre as razões que o teriam levado a pedir uma licença de quatro meses à TV Globo. A decisão de se afastar de suas atividades na emissora foi do próprio Melhem e não tem relação alguma com as maldades veiculadas", disse.

"Melhem sempre manteve uma postura reservada da sua vida pessoal, sobretudo o que diz respeito às suas filhas, as quais nunca expôs em nenhuma ocasião. Porém, diante do que vem sendo noticiado, esclarece que o motivo do seu afastamento se deve a um problema de saúde que uma de suas filhas está atravessando, necessitando de uma cirurgia, que será realizada nos Estados Unidos, onde a família deverá permanecer, parte desse período, até a pronta recuperação da menina."

Humor em folhetins

Apesar de ter sua trajetória mais associada a novelas, Silvio de Abreu foi um dos responsáveis pela supervisão de texto de Sob Nova Direção (2004-2007), e também esteve por trás dos especiais Não Fuja da Raia (1996), que misturava comédia e musicais, com Claudia Raia como grande estrela.

Mesmo em seus folhetins, porém, o autor sempre chamava a atenção por núcleos cômicos ou por criar comédia em situações cotidianas. Novelas como Guerra dos Sexos (1983), Sassaricando (1987), Deus nos Acuda (1992) e As Filhas da Mãe (2001) foram algumas de suas obras com forte pegada cômica.

Também estão no chamado time de Gênero dos Estúdios Globo, juntamente com Silvio, os diretores de Variedades Mariano Boni (programas de entrevistas e talk shows) e Boninho (programas de auditório, realities, games e musicais).

Confira o comunicado da Globo sobre a troca de diretores:

"Por motivos pessoais, Marcius Melhem deixou a liderança dos projetos de Humor. Com isso, a área de Criação e Produção de Conteúdos da Globo, sob a direção de Carlos Henrique Schroder, vai redesenhar a sua estrutura de Dramaturgia. Os projetos de Humor, assim como os de Dramaturgia Diária e Semanal (novelas e séries), ficarão agora sob a responsabilidade direta de Silvio de Abreu.

Com Silvio, compõem o time de Gênero dos Estúdios Globo os diretores de Variedades Mariano Boni (programas de entrevistas e talk shows) e Boninho (programas de auditório, realities, games e musicais).

Marcius solicitou ainda licença das funções de roteirista e ator por um período de quatro meses."