Saúde

Farmacêutica é a primeira mulher na presidência do laboratório da aeronáutica

A tenente coronel farmacêutica, Andreia Guerra, que acaba de assumir o cargo máximo na direção do Laboratório Químico-Farmacêutico da Aeronáutica

Por ITCQ 06/03/2020 18h06
Farmacêutica é a primeira mulher na presidência do laboratório da aeronáutica
Tenente coronel farmacêutica, Andreia Guerra - Foto: ICTQ

O poder gentil que conduz processos e tratamentos está nas mãos da mulher farmacêutica brasileira, que é filha, mãe, esposa, profissional, estudante e professora...todas as funções acontecem numa intersecção perfeita, sob a batuta feminina, cuja força profissional comanda e acolhe!

Há muitos exemplos de inspiração e do poder feminino da farmacêutica. Um deles é personificado pela tenente coronel farmacêutica, Andreia Guerra, que acaba de assumir o cargo máximo na direção do Laboratório Químico-Farmacêutico da Aeronáutica (LAQFA) (foto), aos 49 anos. Ela deverá ocupar o cargo por dois, seguindo o regimento da corporação. Depois disso, há outros desafios em sua carreira, igualmente grandiosos.

O LAQFA existe desde 1971, tendo como objetivo a fabricação de medicamentos para atender ao comando da aeronáutica e ao sistema público de saúde. Em 2019, foi inaugurado o centro de manipulação farmacêutica (CEMFAR) com o intuito de manipular medicamentos oncológicos a serem administrados nos pacientes do Hospital de Aeronáutica do Galeão (HFAG).

“O CEMFAR está caminhando para atingir sua capacidade plena, fato que buscaremos ainda em 2020. Ainda neste ano, pretendemos concluir o projeto da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), que terá como objetivo centralizar o recebimento de medicamentos e produtos para a saúde, adquiridos pela FAB, que serão utilizados nos hospitais da força aérea e distribuídos pelo Brasil”, comenta Andreia.

O LAQFA, assim como outros laboratórios públicos de produção de medicamentos, possui Parcerias para Desenvolvimento Produtivo (PDP) em andamento, além de projetos de transferência de tecnologia, ambos com o objetivo de fortalecer a produção nacional de medicamentos. São projetos de longo prazo, iniciados em anos anteriores.

“Durante o período em que eu estiver na direção do LAQFA, daremos continuidade e esses projetos, pois, temos a certeza de serem importantes para o LAQFA, para a FAB, para o Ministério da Saúde e, principalmente, para o Brasil”, defende a farmacêutica.

A ten. cel. Andreia acredita que a qualificação é primordial para o sucesso da carreira, mas, acima de tudo, é preciso comprometimento, dedicação, ética, respeito, caráter e, principalmente, o amor à profissão farmacêutica.