Mundo

Vaticano confirma primeiro caso de coronavírus; Papa se recupera de resfriado

O atendimento a pacientes externos no centro médico foi suspenso

Por O globo 06/03/2020 09h09
Vaticano confirma primeiro caso de coronavírus; Papa se recupera de resfriado
Vaticano confirma primeiro caso de coronavírus; Papa se recupera de resfriado - Foto: ANDREAS SOLARO / AFP

O Vaticano confirmou nesta sexta-feira o primeiro caso do novo coronavírus no enclave da Igreja Católica em Roma e anunciou a suspensão do atendimento a pacientes externos em seu pequeno centro médico, onde foi registrado o contágio.

O caso positivo de Covid-19 foi descoberto na quinta-feira, afirmou o porta-voz Matteo Bruni. Ele também explicou que o centro médico do pequeno Estado de apenas 0,44km², onde moram quase 1.000 pessoas, passará por um processo de limpeza.

Todos os pacientes que passaram pelo centro médico estão sendo avisados — disse Bruni.

O porta-voz não quis dar detalhes sobre o estado do paciente infectado, nem sua data de ingresso na instituição, ou sua possível transferência para outro estabelecimento. Como medida de prevenção,a Igreja suspendeu até o dia 15 de março catecismos dos sacramentos para a primeira comunhão, cursos de preparação para o casamento, retiros e exercícios espirituais, peregrinações e atividades paroquiais em geral, segundo o Vatican News.

Além disso, o Vaticano orienta que sejam priorizadas cerimônias ao ar livre e sugere aos fieis que participem de eventos nas igrejas com espaços mais amplos. Evita-se, ainda, o aperto de mão como gesto de paz. A Eucaristia, por sua vez, deve ser recebida nas mãos. Estão mantidos o acolhimento a moradores de rua e atividades nos refeitórios solidários.