Economia

Novo ponto eletrônico já é obrigatório para 148 mil servidores

Levantamento obtido com exclusividade pelo Metrópoles mostra que 44 órgãos, como ministérios e autarquias, usam o sistema de registro

Por Metropoles 05/03/2020 08h08
Novo ponto eletrônico já é obrigatório para 148 mil servidores
Novo ponto eletrônico já é obrigatório para 148 mil servidores - Foto: Reprodução

Em período de ampliação no governo federal, o novo ponto eletrônico já é obrigatório em 44 órgãos e é realidade para 148.612 servidores. Os dados são de um levantamento do Ministério da Economia, obtido com exclusividade pelo Metrópoles.
O novo Sistema de Registro Eletrônico de Frequência (SISREF) substituirá os registros manuais. A intenção do governo é que o modelo se torne obrigatório para 400 mil servidores públicos.

Por enquanto, segundo a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, a adesão dos órgãos é voluntária. Depois, o sistema passará a ser implantado nos órgãos que não solicitaram por determinação do governo. O ponto eletrônico passou a ser exigido em setembro de 2018, quando o extinto Ministério do Planejamento editou a Instrução Normativa nº 2.

Até dezembro, mais de 223 mil funcionários terão que “bater cartão”. “A implantação está sendo por adesão, ou seja, os órgãos manifestam ao Ministério da Economia o interesse em utilizar. O uso do sistema, após sua implantação, é realizado de acordo com o cronograma de cada órgão”, explica a pasta em nota.

Na Esplanada, em sete dos 22 ministérios, os servidores estão obrigados a registrar o ponto eletronicamente. O índice representa 32% do total.

Em maio de 2019, o Metrópoles adiantou que 10 órgãos federais seriam obrigados a registrar a jornada laboral em ponto eletrônico. Os equipamentos entraram em funcionamento em junho e custam R$ 960 mil por ano aos cofres públicos.