Alagoas

Deputados pedem explicações ao delegado Paulo Cerqueira sobre censura aos policiais

Cabo Bebeto e Davi Maia defendem a convocação do delegado geral à Assembleia Legislativa

Por 7Segundos 03/03/2020 13h01
Deputados pedem explicações ao delegado Paulo Cerqueira sobre censura aos policiais
Cabo Bebeto (PSL) - Foto: Assessoria

A Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) repercutiu, na sessão ordinária desta terça-feira (3), a portaria assinada pela Delegacia Geral de Polícia Civil, que proíbe os policiais civis e delegados de divulgarem os trabalhos da instituição na imprensa e redes sociais.

Durante a sessão, os deputados Cabo Bebeto (PSL) e Davi Maia (DEM) consideraram a medida esdrúxula, ditatorial e inconstitucional. Eles propuseram que à Mesa Diretora convoque o delegado-geral Paulo Cerqueira, para que ele possa dar explicações acerca da portaria.

Em discurso, o deputado Cabo Bebeto condenou o teor da portaria publicada na edição da segunda-feira (2), no Diário Oficial do Estado (DOE). "Deve a Delegacia Geral da Polícia Civil estar claramente agindo para camuflar as mazelas internas. É uma medida ditatorial, travestida de norma legal, mas totalmente inconstitucional," afirmou.

Na opinião de Cabo Bebeto, o delegado Paulo Cerqueira deve se preocupar com problemas mais graves, citando como exemplos a situação de precariedades nas delegacias de Arapiraca e de Santana do Ipanema.

O deputado Davi Maia subscreveu requerimento do deputado Cabo Bebeto, para convocação do delegado-geral Paulo Cerqueira, com o intuito de dar explicações sobre a portaria.

A defesa

Líder do governo na ALE, o deputado Silvio Camelo (PV) declarou que a intenção de Paulo Cerqueira é manter o princípio do sigilo das operações policiais. Garantiu que, se convidado, o delegado irá à Assembleia.