Sertão

Família busca meios para que irmãos com doença ocular passem por cirurgia há três anos

Irmãos de 10, 14 e 17 anos correm o risco de perder totalmente a visão, Secretaria de Saúde afirma estar tomando providências

Por 7Segundos 02/03/2020 11h11
Família busca meios para que irmãos com doença ocular passem por cirurgia há três anos
Fórum da Comarca de Água Branca - Foto: Caio Loureiro/DicomTJ

Um casal de agricultores que reside na comunidade sítio Navio, zona rural de Água Branca, há anos luta para que seus três filhos sejam submetidos a cirurgia para que não percam completamente a visão. Daniel José da Silva, 17; Daniela da Silva, 14; e Bruna Santos da Silva, 10, são acometidos de uma doença ocular genética e já estão com a visão comprometida.

Os pais dos irmãos, José Cícero da Silva e Maria Silvaneide alegam que após a descoberda da doença ocular dos três filhos buscou junto a Secretaria Municipal de Saúde meios para que eles pudessem ser submetidos à cirurgia que impede o avanço do problema de visão, e diante da inércia do município, até mesmo o Conselho Tutelar inverviu, levando a situação à justiça. Três anos atrás, em uma audiência em que estiveram presentes os pais e o então representante da Secretaria de Saúde, a justiça determinou que o município providenciasse a cirurgia dos irmãos. Mas ela não aconteceu até agora, e ainda não tem data marcada.

Enquanto isso, os irmãos enxergam cada dia menos a possibilidade de um futuro melhor. 

O secretário de Saúde de Água Branca, Antônio da Silva, afirmou que a situação dos irmãos vem sendo acompanhada há anos pela prefeitura e que, inclusive, um deles recebe benefício previdenciário após auxílio da prefeitura.

"Diferente do que foi divulgado, os irmãos não tem glaucoma. Se fosse essa doença, era muito mais simples para a gente conseguir que eles fossem submetidos à cirurgia. Eles têm um tipo de miopia, que é um problema genético. Aqui na região não conseguimos um especialista para tratar desse assunto, o mais próximo é de Aracaju. Só que a cirurgia precisava ser feita pela rede particular e o médico não tem os documentos que são exigidos para que a prefeitura efetue o pagamento", justificou o secretário.

Segundo ele, os irmãos foram já foram atendidos por quatro especialistas e a Secretaria de Saúde está mantendo contato com Hospital Universitário (HU) para encaminhar os irmãos para atendimento na unidade.