Agreste

Faltas de energia prejudicam abastecimento de Palmeira dos Índios em todo o mês de fevereiro

Suspensões rotineiras do fornecimento elétrico afetam Sistema Caçamba, em Quebrangulo, responsável por abastecer Palmeira

Por Assessoria 29/02/2020 11h11
Faltas de energia prejudicam abastecimento de Palmeira dos Índios em todo o mês de fevereiro
ETA situada em Palmeira dos Índios recebe água da barragem Carangueja; Sistema que recebe água da barragem Caçamba é o mais prejudicado pelas faltas de energia - Foto: Assessoria

O fornecimento de água para Palmeira dos Índios, uma das maiores cidades de Alagoas, está irregular durante todo o mês de fevereiro em virtude de faltas de energia quase que diariamente no Sistema Caçamba, situado na zona rural de Quebrangulo.

No local, ficam a estação de captação de água bruta e a Estação de Tratamento de Água (ETA), que dependem da regularidade do fornecimento elétrico para funcionarem. Sem isso, o sistema fica paralisado.

A falta de energia ou a oscilação da tensão elétrica começa por volta das 18h, no chamado “horário de pico”, e dura até a manhã do dia seguinte. Durante toda a noite e a madrugada, portanto, o sistema de abastecimento de água fica paralisado.

Todas as ocorrências são registradas junto ao atendimento da Equatorial Alagoas, concessionária responsável pela distribuição da energia elétrica.

O Sistema Caçamba é responsável por fornecer 30% da água distribuída pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) em Palmeira dos Índios. Os outros 70% são oriundos do Sistema Carangueja.

A Companhia lembra que, após o retorno do fornecimento elétrico, é preciso religar as bombas da captação, abastecer toda a ETA e, então, começar o tratamento da água. Em seguida, ela é bombeada da zona rural de Quebrangulo para Palmeira dos Índios para, depois, ser distribuída à população. Todo esse procedimento pode levar até 24 horas.

Enquanto isso, Palmeira segue abastecida somente pelo Sistema Carangueja, o que deixa o fornecimento de água irregular. As localidades situadas nos finais da rede de distribuição, as partes mais altas da cidade e a zona rural são as áreas mais afetadas.