Arapiraca

Escola Estadual Quintella Cavalcanti aprova mais de 100 alunos em universidades

Instituição de ensino superou seu próprio recorde do ano passado, quando contabilizou 65 aprovados

Por 7Segundos com Assessoria 27/02/2020 15h03
Escola Estadual Quintella Cavalcanti aprova mais de 100 alunos em universidades
Todos os aprovados são concluintes do ensino médio no ano letivo 2019 e conseguiram vagas em instituições públicas e privadas - Foto: Valdir Rocha

No ano em que completa 54 anos de existência, a Escola Estadual Quintella Cavalcanti comemora a superação de um recorde pessoal: a aprovação, até o momento, de 103 estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e seu ingresso em faculdades públicas e privadas. Em comparação com o ano passado – quando 65 alunos entraram em universidades – são quase 40 aprovados a mais.

Todos os aprovados são concluintes do ensino médio no ano letivo 2019 e conseguiram vagas em instituições como a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), faculdades particulares, como Cesmac, Uninesumar, UNIRB e UNB, e até o mesmo o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – onde o estudante Wallysson Hyck foi aprovado no curso de Engenharia da Automação.

Na Ufal, por exemplo, quase metade do grupo – 51 alunos – foi aprovada.

Equipe unida - Felizes com o resultado, os diretores José Antônio dos Santos e Nilton Ezequiel de Lima atribuem a conquista a um esforço coletivo. “Temos alunos muito focados e nossos professores fazem um trabalho de excelência pedagógica. O Quintella sempre trabalhou tendo o seu aluno como foco”, afirmam os gestores.

Outro fator importante para a conquista é o relacionamento entre escola e família. É o que afirmam a articuladora Lúcia Ferro e a coordenadora pedagógica Márcia de Melo. “Além de a parceria entre gestão e pedagógico, a relação da escola com os pais é fundamental para o sucesso do aluno. Temos canais de comunicação constante com os pais, sempre deixando-os a par do rendimento de seus filhos”, contam as educadoras.

Ana Valéria Peixoto, titular da 5ª Gerência Regional de Educação (Gere), que abrange as escolas de Arapiraca e municípios vizinhos, também comemora o resultado. “Todas as escolas estaduais tiveram resultados excelentes no Enem e muitos alunos ingressando no ensino superior. Isso é fruto de investimento em educação, formação de professores e comprometimento de todos os educadores. Esses números são um estímulo para buscar um resultado ainda melhor”, ressalta.

Nova etapa – Prestes a iniciar uma nova jornada educacional, os “feras” Quintella falam da contribuição da escola para a sua aprovação e quais lembranças da instituição levarão consigo.

Letícia Ellen da Silva Santos foi aprovada em Serviço Social na Ufal campus Palmeira dos Índios. Uma conquista que é motivo de orgulho, pois ela será a primeira da família a ingressar no ensino superior. “Sou filha de agricultores e moro no Povoado Bananeiras, todos os dias passava uma hora no transporte até chegar à escola. Aqui tive todo o apoio de professores e gestão, que não medem esforços para incentivar o aluno”, frisa Letícia.

Suas colegas Angélica Cristina de Melo Bezerra, aprovada em Engenharia Civil, no Cesmac, e Maria Rikelly Melo de Lyra, aprovada em Serviço Social, na Ufal, também apontam o apoio de toda a escola como um fator importante em suas conquistas. “Eles nos estimulam a seguir nossos sonhos e, daqui, levaremos a lembrança de professores que são amigos”, dizem as garotas.

Referência - Oriundo de escola particular, onde cursou todo o ensino fundamental, Lucas Gabriel Dias, que ingressou em Ciências da Computação na Ufal – Campus Arapiraca, diz que a instituição o preparou para a vida. “Aqui me senti acolhido e levarei comigo os amigos que fiz e o conhecimento que adquiri” relata o estudante, que ficou em 3º lugar nas cotas e é morador do Povoado São Francisco.

A referência positiva de seus professores inspirou José Phelipe de Oliveira Albuquerque a escolher a carreira docente: ele vai cursar Matemática no campus Palmeira dos Índios da Uneal. “Os professores do Quintella contribuíram para o meu amadurecimento e, com eles, aprendi o valor da profissão de professor, que forma todas as demais profissões. Agora, meus planos são fazer Mestrado, Doutorado e, quem sabe, voltar um dia como professor”, almeja o jovem.

Matrículas – Com todas as vagas para o diurno já preenchidas, a Escola Estadual Quintella Cavalcanti ainda está com matrículas abertas para o turno noturno, com turmas de Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em 2019, a escola teve 2000 alunos matriculados.