Saúde

Sobe para 3 número de casos suspeitos de coronavírus em Pernambuco

Dois homens e uma mulher estão com sintomas da doença

Por 7segundos com br104 27/02/2020 10h10
Sobe para 3 número de casos suspeitos de coronavírus em Pernambuco
Três casos suspeitos de coronavírus em Pernambuco - Foto: Reprodução

Mais dois casos suspeitos de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, são investigados pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE). A informação foi confirmada pela pasta na noite dessa quarta-feira (26). Agora são três os casos suspeitos no estado.

De acordo com SES/PE, os dois novos casos suspeitos são de dois homens. Um deles está internado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), localizado no bairro de Santo Amaro, mesma unidade onde encontra-se a primeira paciente. O outro está em um hospital particular no bairro do Derby.

Todos os pacientes estiveram recentemente na Itália, mas nenhum deles têm correlação entre si. Os três casos já tiveram material coletado e enviado para a contraprova no Laboratório público de referência Evandro Chagas, no Pará. Ainda será feita a coleta no hospital da rede particular, segundo o secretário André Longo.

“Até a última sexta-feira, esses casos não se enquadravam na condição de casos suspeitos de acordo com o Ministério da Saúde. Como houve uma expansão geográfica das áreas com caso de transmissão ativa, e o Brasil passou a ficar em alerta para pessoas vindas dessas regiões, eles passaram a ser suspeitos”, explicou André.

Segundo ele, já era esperado que houvesse, por isso, um aumento na incidência de casos suspeitos. “Na noite de ontem (terça), havia cinco casos suspeitos no Brasil. Durante a manhã desta quarta, esse número já tinha subido para 20”, lembrou o infectologista do Huoc Demétrius Montenegro.

Quem são as vítimas

O primeiro caso de coronavírus registrado em Pernambuco foi de uma mulher de 51 anos que esteve na Itália. O avião em que ela veio partiu do estado de São Paulo e pousou na capital pernambucana às 15h50. Além da Itália, a mulher passou pela Espanha, país que também confirmou um caso nessa terça (25).

Já os novos casos suspeitos são de um jovem de 24 anos, que é pernambucano mas vive em Trento, no norte da Itália, uma das regiões com transmissão ativa de casos. Ele chegou ao Brasil há cerca de dez dias, onde veio passar férias e o carnaval no Recife.

O outro é de um homem de 41 anos, que também veio da Itália. Essa pessoa ainda esteve na França e Portugal e apresentou sintomas como febre, coriza e dor de garganta. Ela deu entrada em um hospital da rede particular, onde está em isolamento, mas passa bem.

“É preciso lembrar que não só porque as pessoas estiveram na Itália elas estarão com coronavírus. Existem outros vírus circulando, que são mais frequentes que o coronavírus”, acrescentou o secretário de saúde do Recife, Jailson Correia.