Arapiraca

Com estoque baixo, Hemoal Arapiraca solicita apoio de doadores de sangue

Na tipagem AB positivo a situação é crítica e a situação preocupa

Por 7segundos 26/02/2020 17h05
Com estoque baixo, Hemoal Arapiraca solicita apoio de doadores de sangue
Hemoal de Arapiraca enfrenta estoque baixo - Foto: Ewerton Silva/7segundos

O Hemocentro de Arapiraca, na região agreste do estado, está com seu estoque muito baixo devido o feriado de carnaval, sendo que na tipagem AB positivo a situação é crítica. Conforme os números informados ao portal 7segundos na tarde desta quarta-feira (26), essa tipagem está zerada.

O estoque de sangue tipo A positivo está no mínimo, com apenas 24 bolsas disponíveis no momento. Quanto às tipagens B positivo e negativo; A negativo; AB negativo e O positivo e negativo encontram-se entre os níveis adequado ou seguro, porém, precisando serem reforçadas em virtude da demanda.

Atualmente, 133 bolsas estão disponíveis. “Esperamos que amanhã (quinta-feira/27)retornem os doadores, para que possamos normalizar”, enfatizou a supervisora Rosilene de Oliveira.

Toda tipagem sanguínea é necessária. A unidade de Arapiraca atende as regiões Agreste, Sertão e Alto Sertão, fornecendo sangue para 16 unidades hospitalares. Nos períodos de festas, a exemplo do Carnaval, aumentam os casos de acidentes e-consequentemente- de cirurgias. Com isso, crescem as solicitações por bolsas de sangue.

Os doares devem comparecer ao Hemoal Arapiraca, localizada na rua Desportista Ernesto Alves Siqueira, 49, centro, de segunda à sexta das 8h às 17h.

Quem pode doar

Pessoas a partir de 16 anos com autorização dos pais ou representante legal

Acima de 18 anos com documento original com foto

Ter se alimentado

Não ter comido alimentos gordurosos

Ter tido um boa noite de sono

Estar se sentindo bem de saúde, sem gripes ou resfriados

Ter acima de 50kg