Comunidade

Há mais de três décadas, família baiana acampa no litoral alagoano durante o Carnaval

Família de Paulo Afonso e amigos de Delmiro Gouveia seguem a tradição no feriadão

Por 7Segundos 26/02/2020 07h07
Há mais de três décadas, família baiana acampa no litoral alagoano durante o Carnaval
Há mais de três décadas família baiana acampa no litoral alagoano durante o Carnaval - Foto: 7Segundos

Há 33 anos, a praia do Miaí de Cima, no litoral Sul de Alagoas é o destino no período de Carnaval de uma família que mora em Paulo Afonso, na Bahia. O destino, que antes era realizado por  apenas uma família, agora é seguido por outros parentes e amigos formam um comunidade em um acampamento com mais de 20 barracas montadas no povoado Ponta da Asa.

Tudo começou quando no final dos anos 80 um comerciante de Paulo Afonso veio com a esposa e filhos acampar na praias alagoanas e encontrou um conterrâneo. A partir daí eles combinaram de todos os anos acamparem juntos e desde então, tornou-se tradição levar a família para curtir o Carnaval em Alagoas.

Ao longo de todos esses anos, os filhos do comerciante Lídio -  que iniciou essa tradição, cresceram, tiveram filhos, netos, e todos continuam seguindo a tradição de acampar nas praias alagoanas.

A turma é organizada e tem até bloco carnavalesco chamado “Povo do oio pelado”. Eles armam as barracam de camping embaixo dos coqueirais formando uma círculo onde todos compartilham de um espaço reservado com mais de 50 pessoas.  Nesse comunidade improvisada eles compartilham as refeições, o banho de cuia e a folia no final da tarde apreciando o pôr do sol da praia do Miaí de Cima.

Mas pra poder organizar essa logística pra tanta gente é necessário um verdadeiro mutirão para que os quatro dias de Carnaval seja aproveitado sem tantos improvisos.  Em uma das barracas eles montam cozinha com pia, fogão e tem até geladeira para armazenar a alimentação pra tanta gente. “Fazemos um rodízio e cada dia vai um grupo fazer as refeições”, afirmou.

Na comunidade de pescadores, eles conseguem a luz elétrica que garante a iluminação das barracas e a energia para acionar os ventiladores que refrescam o interior das barracas.

“Curtimos o Carnaval entre família e amigos com tranquilidade. Tomara que outras gerações perpetuem essa tradição”, finalizou.