Política

Senador Cid Gomes deixa a UTI de hospital após ser baleado em manifestação de policiais no Ceará

Cid segue internado na enfermaria, mas, segundo hospital, não corre risco de morrer.

Por G1 20/02/2020 10h10
Senador Cid Gomes deixa a UTI de hospital após ser baleado em manifestação de policiais no Ceará
Senador Cid Gomes deixa a UTI de hospital após ser baleado em manifestação de policiais no Ceará - Foto: Reprodução

O senador licenciado Cid Gomes (PDT-CE) deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Coração, em Sobral, na manhã desta quinta-feira (20). Ele teve alta para a enfermaria, onde permanecerá internado após ter sido baleado, nesta quarta-feira (19), em um motim de policiais que reivindicavam aumento salarial. Quando foi atingido, Cid tentava furar um bloqueio feito no 3º Batalhão da Polícia Militar do município com uma retro

De acordo com boletim divulgado pela unidade na manhã desta quinta-feira (20), o quadro de saúde do senador licenciado "evoluiu sem intercorrência nas últimas horas, mantendo-se hemodinamicamente estável e com padrão respiratório normal".

O boletim médico, divulgado às 8h40, não informa se o senador receberá alta hospitalar. Também não há informações sobre uma possível transferência de Cid Gomes para outra unidade de saúde do estado.

Um vídeo gravado com o senador na enfermaria foi compartilhado pelo Hospital do Coração de Sobral, nas redes sociais. Nas imagens, Cid Gomes agradeceu à equipe médica da unidade e confirmou a saída da UTI. "Saio daqui sem necessidade de cuidados intensivos", afirmou.

Na quarta, o ex-governador Ciro Gomes, irmão de Cid, disse, também nas redes sociais, que o senador licenciado "não corre risco de morte", foi atingido por "dois tiros de arma de fogo" e que os disparos "não atingiram órgãos vitais, apesar de terem mirado seu peito esquerdo".

 

escavadeira.

Inicialmente, a assessoria do senador licenciado disse que ele havia sido atingido por uma bala de borracha. Depois, foi informado que o tiro, na verdade, foi disparado por uma arma de fogo.

Disparos

Cid Gomes organizava uma ação contra um grupo de policiais que tentava impedir o trabalho da Polícia Militar no batalhão de Sobral. Pessoas encapuzadas esvaziaram pneus de carros da polícia para impedir o trabalho dos agentes de segurança na ruas.

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o momento em que Cid Gomes tenta furar o bloqueio com a retroescavadeira e, logo depois, uma pessoa faz os disparos em direção ao senador licenciado. Os vidros do veículo também foram quebrados.

Em outras imagens registradas no local após a confusão, o senador licenciado aparece consciente e com a blusa manchada de sangue.