Saúde

Hospital de Arapiraca forma primeira turma de médicos residentes

O curso de Residência Médica do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho teve início em 2018

Por Assessoria 18/02/2020 15h03
Hospital de Arapiraca forma primeira turma de médicos residentes
Solenidade de formatura dos residentes de Cirurgia Geral realizada na noite desta segunda (17), no Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho - Foto: Assessoria

Uma noite de emoção. Foi assim a solenidade de formatura dos residentes de Cirurgia Geral realizada na noite desta segunda (17), no Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, agreste de Alagoas. O evento ocorreu no auditório da instituição e contou com a presença de diretores, funcionários, convidados e familiares dos formandos. 

A solenidade teve início com a aposição da placa, localizada no corredor de acesso ao Centro Cirúrgico. O momento contou com a participação especial do saxofonista Neusvaldo, que emocionou os presentes. A primeira turma de residentes do HR recebeu o nome de “Doutor José Roberto Cavalcante”. 

Na sequência do evento, todos se dirigiram para o auditório Michel Alexandre, local onde os formandos Marcio Monteiro, Karlos Henrique Ferreira e Jhonat Thaylson foram recebidos com aplausos e receberam seus certificados de conclusão do curso em Cirurgia Geral. “Defendam os anônimos, se coloquem sempre no lugar dos outros e continuem estudando, e se atualizando”, discursou o médico e coordenador do curso, José Roberto. 

Para o diretor médico, Ulisses Pereira, o momento era de grande relevância, pois representou a realização de um sonho de toda a equipe do Hospital Regional, que ao longo de décadas atende a população de Arapiraca e municípios vizinhos. “Agradecemos a todos que, ao longo da história desta instituição, deram sua contribuição, sobretudo aos que ajudaram na concepção e realização desse programa. Parabéns a todos e obrigado aos médicos residentes”, falou.

Adailton Reis, diretor Administrativo do HR, destacou a importância do curso, com ênfase na melhora do atendimento aos usuários. “A vivência de vocês aqui foi muito importante. Ficamos honrados em ter contribuído para a formação de médicos mais capacitados. E que vocês coloquem sempre o atendimento e o cuidado com os seres humanos como prioridade”, comentou.

Para o provedor do hospital, Geraldo Magela, visivelmente emocionado, a formação representava o êxito de um trabalho de anos superando desafios diários. “Não tenho dúvidas de que vocês saem daqui com a missão cumprida, saem melhores médicos”, disse, destacando ainda a necessidade de se manter entre os profissionais que ali trabalham e atuam o sentimento da gratidão e da generosidade, buscando sempre o exercício de suas funções com qualidade e humanização.

Residentes 

Os residentes foram unânimes em destacar o ambiente acolhedor do hospital, o aprendizado contínuo e os desafios pessoais vividos e vencidos ao longo dos dois anos de curso no Regional de Arapiraca. Ao final, os três prestaram homenagens com entrega de placas aos médicos José Roberto e Lavinio Juliano, além de outras que serão entregues a colegas de trabalho que não puderam participar da solenidade. 

Em sua fala, Márcio destacou o papel e dedicação de toda equipe. Já Jhonat enalteceu a experiência em atuar na cidade que ele não conhecia e, para o médico Karlos, o último a iniciar a residência, o aprendizado foi definitivo em sua carreira. “Em minha outra experiência de um ano como residente eu fiz apenas seis cirurgias, aqui foram 137”, revelou o jovem médico emocionado. 

Residência Médica

O curso de Residência Médica do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho teve início em 2018. Atualmente dois médicos estão em formação e um novo edital acaba de ser realizado, dando oportunidade a outros profissionais que irão se aperfeiçoar na instituição. 

Participaram do evento: a coordenadora do Núcleo de Humanização, Eliane Félix; o coordenador de Educação Permanente, Jean Vital; o gerente financeiro José Francisco Rodrigues; o responsável pelo setor de ações estratégicas, Thiago Pinheiro, além de técnicos e funcionários do HRNSBC.

“A emoção hoje foi grande”, falou a advogada Selma Pereira, esposa do médico Ulisses Pereira e que também prestigiou o evento ao lado de Zelia Pirauá, esposa do provedor Magela Pirauá.