Arapiraca

Proliferação de pombos causa transtornos na Praça Ceci Cunha, em Arapiraca

Situação gera incômodo e preocupação para quem trabalha ou circula no local

Por 7Segundos 17/02/2020 15h03
Proliferação de pombos causa transtornos na Praça Ceci Cunha, em Arapiraca
Invasão de pombos causa preocupação no parque Ceci Cunha, centro de Arapiraca - Foto: Claudio Barbosa

Quem frequenta as lanchonetes na Praça Ceci Cunha, região central da cidade de Arapiraca, logo percebe a proliferação de pombos. Além do incomodo causado as pessoas que gostam fazer um lanche no local, existe ainda os riscos de doenças. “Precisei colocar uma tela para evitar que os pombos se alojem na cobertura da barraca” citou uma comerciante.

Ana Luiza dos Santos disse a reportagem que passa frequentemente pelo local e lamenta a situação. “Paramos aqui para um lanche ou tomar um café e somos obrigados a fugir dos pombos que ficam no local. Também tem lixo acumulado, criando moscas e gerando outros problemas,” salientou.
 

Os comerciantes que trabalham no local pedem providências poder público, mas também reclamam da própria população. Segundo eles, existem pessoas que alimentam os pombos e isso faz com que os mesmos permaneçam no local e o número vem aumentando.

Características dos pombos

Muitas pessoas gostam de alimentá-los com pedaços de pão, restos de comida, pipocas, que são alimentos inadequados, que viciam os animais e prejudicam a sua saúde. Os pombos dificilmente são caçados por outros animais, por isso sua população cresce muito rápido.

Eles costumam morar em edificações, fazendo seus ninhos em telhados, forros, caixas de ar condicionado, marquises, etc. Mas, além de causarem prejuízos ao danificar as estruturas dos prédios, tornaram-se um grave problema de saúde, provocando doenças graves, que podem levar à morte ou deixar sequelas.

Entre essas doenças, podemos citar:

Criptococose: transmitida pela inalação da poeira contendo fezes secas de pombos. Compromete o pulmão e pode afetar o sistema nervoso central, causando alergias, micose profunda e até meningite subaguda ou crônica.

Dermatites: parasitose causada pelo piolho do pombo, que provoca erupções na pele e coceiras semelhantes às de picadas de insetos.

Histoplasmose: doença provocada por fungos que se proliferam nas fezes de aves e morcegos. A contaminação ao homem ocorre pela inalação dos esporos (células reprodutoras do fungo).

Ornitose: doença infecciosa provocada por bactérias. A contaminação ao homem ocorre pelo contato com aves portadoras da bactéria ou com seus dejetos.

Salmonelose: causada pela ingestão de ovos ou carne contaminados pela bactéria Salmonella spp. presente nas fezes de pombos e outros animais. Gera uma toxinfecção alimentar com sintomas como febre, diarreia, vômitos e dores abdominais.