Arapiraca

Do Sopão até material escolar, ONG distribui solidariedade em Arapiraca

O trabalho de Alex Gomes começou em 98 e hoje beneficia pessoas carentes em pelo menos cinco comunidades de Arapiraca

Por 7segundos 15/02/2020 16h04
Do Sopão até material escolar, ONG distribui solidariedade em Arapiraca
A distribuição do Sopão beneficia pessoas carentes em cinco comunidades de Arapiraca - Foto: Cortesia

Tudo começou em 1998, com a doação de roupas, sopas e cestas básicas para a comunidade carente de Arapiraca. Para fortalecer ainda mais o trabalho social, no dia 02 de fevereiro de 2005, em reunião realizada no bairro Itapoã, foi criada oficialmente a ONG Casa de Caridade. Conforme a ata de fundação, dez pessoas formaram a primeira diretoria da entidade, que já foi tema de tema de reportagem em revista de distribuição nacional.  Já promoveu diversos cursos, a exemplo de corte e costura, aulas de Capoeira e até futebol.

Presidida por Alex Gomes da Silva, o conhecido Pai Alex, a Casa de Caridade tem como ponto forte nos dias atuais a distribuição do Sopão, que acontece sempre às quartas feiras.  Mas a ONG também se qualificou como ponto de cultura em 2015, e tem em seu público alvo dezenas de crianças. São ações sociais que ocupam muitos jovens, retirando inclusive do mundo das drogas. Numa região carente da cidade, conhecida como cabaré velho, faz ainda um trabalho muito importante com reciclagem, que ajuda na geração de renda.

Conversando a reportagem do portal 7segundos, Alex Gomes se enche de entusiasmo ao falar do Sopão. “Em 2000 começamos a distribuição com nove pessoas em uma semana. Esse número foi aumentando e, hoje, já estamos com 180 pessoas beneficiadas. A gente distribui sopão em cinco localidades: Itapoã, conjunto Frei Damião, Mangabeiras (no antigo Lixão), Planalto e Nilo Coelho. O objetivo é chegar alcançar oito comunidades,” destacou Pai Alex.

“Para participar do Sopão é preciso que a pessoa tenha o Número de Identificação Social(NIS) e cartão Bolsa Família, que seja realmente carente. Não importa qual seja a religião, opção sexual, nada disso. O importante é ajudar quem realmente precisa,” ressaltou.

Ajuda

Como foi citado no início da matéria, o trabalho sério ganhou reconhecimento nacional com matérias em revistas de distribuição em todo o país, portais, rádio, TV e até documentários. Chamou atenção do programa Mesa Brasil e instituições como a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). E o espaço está aberto para quem quiser contribuir.

“As pessoas podem nos ajudar fazendo a doação de verduras, macarrão, ou mesmo roupas e agasalhos, além de brinquedos e material escolar. Neste período de início de ano, há muita carência de material escolar”, enfatizou Alex Gomes. Ele também fez questão de ressaltar que a ONG não costuma receber doações em dinheiro, preferindo que o voluntário faça a entrega do material.