Agreste

Arapiraca participa do Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência

Em Alagoas, Maceió e São José da Tapera  também estão realizando mobilizações

Por 7Segundos 14/02/2020 11h11
Arapiraca participa do Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência
Arapiraca participa do Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência - Foto: Ewerton Silva / 7Segundos

Na manhã desta sexta-feira (13) representantes de sindicatos ligados aos direitos dos trabalhadores realizaram manifestação em frente a agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no município de Arapiraca, localizada no bairro Santa Edwiges. Em Maceió, na capital, e São Jose da Tapera, no Sertão também houve manifestações. As mobilizações fazem parte das comemorações do Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência, que acontece em vários estados do país.

A presidente Estadual da Central Única de Trabalhadores,  Rilda Maria Alves, esteve em Arapiraca e ressaltou que a luta dos sindicados é que a Previdência atenda a necessidade os trabalhadores, mas também que dê condições aos servidores públicos que estão sobrecarregados com a alta demanda de processos para avaliação da aposentadoria.

“ Em todo o país são 2,5 milhões de processos que estão represados dentro das agências e que ainda não foram nem analisados. O trabalhador que já tem o direito a aposentadoria não pode esperar tanto tempo assim”, afirmou.  

Rilda Maria Alves aproveitou para afirmar que os sindicatos não concordam com o anúncio recente do governo federal sobre a  contratação de militares da reserva para analisar os processos de aposentadoria. “Há mais de 18 milhões de desempregados no país e o governo quer contratar que já tá aposentado e recebe salários. Isso não é justo”, pontuou.

Geraldo Balbino dos Santos presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Arapiraca, revelou que os trabalhadores rurais estão enfrentando muitas  dificuldades na concessão dos benefícios, principalmente no auxílio-maternidade para as mulheres.

“Os trabalhadores entram com os processo em um sistema de fila única em todo o Brasil que redistribui todas as agências do INSS. Isso está ocorrendo uma grande dificuldade que chega a demorar mais  de um ano para conceder o beneficio”, revelou.