Política

Vereador Fabiano Leão pede audiência pública para debater os desmandos da Equatorial

Audiência está prevista para o dia 03 de março

Por Assessoria 12/02/2020 06h06
Vereador Fabiano Leão pede audiência pública para debater os desmandos da Equatorial
Vereador Fabiano Leão pede audiência pública para debater os desmandos da Equatorial - Foto: Assessoria

Com a presença dos empresários Rennifer Brandão,  de Mata Grande e Laelson Emanoel, de Arapiraca, que foram convidados pelo vereador e segundo secretário da Mesa Diretora, Pablo Fênix, a Câmara Municipal realizou sua sessão sob a presidência do vereador Jario Barros, votando importantes projetos para a cidade.

Foi aprovado requerimento do vereador Fábiano Leão, solicitando em caráter de urgência, a realização de uma Audiência Pública, com a participação da OAB, Ministério Público, Procon e outros órgãos, com a presença de um representante legal da Empresa de Distribuição de Energia Elétrica, sediada em Arapiraca, a Equatorial, a fim de prestar esclarecimentos acerca das reclamações que a empresa vem recebendo com a prestação de serviço s de péssima qualidade atribuída pelos consumidores. 

De acordo com o vereador, a Equatorial vem lesando a população arapiraquense que tem usado os meios de comunicação da cidade e as redes sociais, para denunciar o péssimo atendimento aos consumidores, que hoje enfrentam um terrorismo psicológico, onde têm receio de terem os serviços suspensos por estarem em atraso com apenas uma conta em atraso. 

Fabiano Leão, informou que vai propor esta Audiência Pública, logo após, o Carnaval, mas precisamente na segunda-feira (3) de março pela manhã no plenário da Câmara Municipal, às 10h da manhã. 

O vereador e presidente da Casa, Jario Barros, propôs ao vereador Fábiano Leão, que convide o senador Rodrigo Cunha, especialista em Direito do Consumidor. 

O vereador Edvanio do Zé Baixinho, também deu apoio ao vereador Fabiano Leão, lembrando que esta Audiência Pública, vai ser de grande importância para a população de Arapiraca, que deve comparecer em massa, uma vez que o assunto é de interesse de todos. 

Edvanio do Zé Baixinho, disse que é preciso discutir a política de reajuste na tarifa de energia elétrica, que no seu entender, está exagerada. 

Foi aprovado projeto de lei do executivo, que dispõe sobre o Projeto Plano Plurianual de Governo de Arapiraca, para o Quadriênio de 2018- 2021, como também a Lei de Diretrizes Orçamentária para o exercício de 2020.

Também na mesma sessão, foi aprovado Projeto de Lei da vereadora Aurélia Fernandes, que institui a Política Municipal de Fomento ao Cooperativismo e Associativismo e cria o Conselho Municipal do Cooperativismo e Associativismo de Arapiraca. 

Também foi aprovado projeto da vereadora Gilvania Barros, que declara de Utilidade Pública, a Associação Jesus Misericordioso, que faz um trabalho filantrópico em Arapiraca. 

Outro projeto também aprovado na sessão desta terça-feira (11), foi de autoria do vereador Rogério Nezinho, que institui o Programa Municipal de Prevenção ao Suicídio. 
Em sua justificativa, o vereador aponta que desde 2012, a taxa de suicídios de brasileiros de 15 a 29 anos, subiu 10 por cento. 

Em Maceió, segundo dados 
da Secretaria de Segurança Pública, no período de 2015 a 2018, 146 pessoas morreram vítimas de suicídio, acrescentando que em todo o estado, o número chega a 540 registros. 

A vereadora Gilvania Barros mostrou sua preocupação que a segunda mais antiga de Arapiraca a coca cola anuncia a transformação de sua fábrica em centro de distribuição, o que gera o fechamento de postos de trabalho. Gilvania Barros lamentou que uma empresa que durante décadas tenha gerado emprego e renda para o município venha diminuir consideravelmente a sua atuação no município. Ela defendeu a necessidade de políticas de incentivo as empresas, sejam pequenas, médias ou grandes, que contribuem com o desenvolvimento da cidade. O momento é de unir forças, a classe política e a iniciativa privada para a criação de novos postos de trabalho  e não o seu fechamento. Ela concluiu que a sociedade pode contar com seu apoio e demais vereadores ,que foram eleitos para defenderem os interesses do município.