Arapiraca

Ex-aluno de escola estadual realiza sonho e vira mestre em Lagoa da Canoa

Johnny Pereira Gomes é ex-aluno da Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição

Por 7Segundos com Assessoria 11/02/2020 17h05
Ex-aluno de escola estadual realiza sonho e vira mestre em Lagoa da Canoa
Johnny Pereira Gomes é ex-aluno da escola Nossa Senhora da Conceição, em Lagoa da Canoa - Foto: Davi Salsa

O desejo de ser um dia um grande cientista levou o jovem Johnny Pereira Gomes, de 24 anos, ex-aluno da Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Lagoa da Canoa, no Agreste alagoano, a buscar espaços cada vez mais altos para a realização de seu sonho.

Depois de concluir o Ensino Médio, Johnny Pereira Gomes fez graduação superior e ingressou no mercado de trabalho como professor.

Mas a grande oportunidade chegou com a abertura do concurso público e a conquista de uma das vagas para lecionar na rede estadual de ensino e acabou retornando para a Escola Nossa Senhora da Conceição, mas dessa vez como mestre e professor de História.

Johnny Pereira Gomes também orienta os alunos em um grupo de pesquisas no qual trabalham a disciplina Metodologia Científica.

“Quando entrei no universo da iniciação científica, ainda no ensino médio, estimulado pelos professores, percebi que se quisesse ser um bom cientista, eu precisava passar pela experiência de ser um educador. Foi a partir daí que fiz da educação minha pauta principal, a minha bandeira. Direcionei todas as minhas pesquisas para métodos, técnicas e formas de ensinar”, explica.

Ainda de acordo com o jovem mestre, a contribuição dos professores da escola, na cidade de Lagoa da Canoa, foi fundamental.

Futuras gerações

 “Especialmente, pelo fato de ter tido toda a minha escolarização em escolas públicas. E sinto orgulho em poder dizer isso. É uma satisfação maior ainda poder dizer que, mesmo tendo oportunidades fora da região, eu escolhi ficar e poder tentar, pelo menos, contribuir para o desenvolvimento de novas gerações”, argumenta.

Johnny Pereira Gomes diz que tem agradecimentos a várias pessoas que o ajudaram na jornada. “Agradeço especialmente quatro pessoas que foram essenciais para o alcance de alguns objetivos: a professora Nadja Souza, que tem transformado a vida de muitos jovens, a professora Luciana Tener, pelas orientações preciosas, Heloísa Barbosa Gracindo, pelos ensinamentos técnicos, e ao professor Manoel Gomes pelas oportunidades enquanto aluno”, destaca.

Ele também leciona na Escola Estadual Enoque de Barros, na cidade de Girau do Ponciano. “Também não posso deixar de agradecer ao diretor Manoel Batista e, em Lagoa da Canoa, a diretora Eliane do Nascimento Santos, da Escola Nossa Senhora da Conceição, por comprarem e apoiarem a ideia da educação científica em sala de aula”, salienta Johnny Pereira Gomes, que foi aprovado em segundo lugar no concurso realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que tem à frente o vice-governador e secretário Luciano Barbosa.

No currículo do jovem professor e cientista estão as apresentações de projetos no maior evento de Educação Científica da América Latina, a Mostratec, e a conquista do primeiro e segundo lugares na categoria Ciência e Tecnologia, no Encontro Estudantil de Alagoas, credenciamento para participação na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace) na USP, além de várias aprovações dos alunos em vestibulares, fazem parte das conquistas de Johnny Pereira Gomes.

“Tudo isso foi realizado em menos de um ano de trabalho. Há um gás para conquistar, mas o céu é o limite”, declara o jovem educador, revelando que seu maior objetivo é poder transformar o máximo de vidas.

“Tenho um foco que isso só será possível através de políticas públicas em prol da educação científica. Então, buscarei, ao longo da caminhada, coletar o máximo possível de dados, números e exemplos de como isso é uma metodologia viável e eficaz em contraponto ao modelo atual vigente no país”, complementa.