Política

Olavo de Carvalho frequentava casa da esquerda estudantil em SP

Local era palco de movimentos contrários à ditadura militar e abrigo de pessoas importantes da resistência, como José Dirceu e Rui Falcão

Por Metrópoles 10/02/2020 10h10
Olavo de Carvalho frequentava casa da esquerda estudantil em SP
Olavo de Carvalho frequentava casa da esquerda estudantil em SP - Foto: Reprodução

Em sua fase “comunista”, nos tempos de resistência à ditadura militar, o astrólogo e autointitulado filósofo Olavo de Carvalho, hoje considerado “guru” do presidente Jair Bolsonaro, frequentou a Casa do Estudante do Centro Acadêmico IV de Agosto, a mais antiga entidade representantiva de estudantes do país.

Moradia de alunos de baixa renda da Faculdade do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP), e abrigo de reuniões do movimento estudantil contrário ao regime ditatorial, a Casa, localizada na avenida São João, coração da capital paulista, foi berço de muitas ideias defendidas pela resistência ao regime e ponto de efervescência cultural e política contra o golpe de 1964.

Um de seus moradores à época era o hoje deputado federal Rui Falcão (PT-SP), que presidiu o PT de 2011 a 2017. Formado em direito pela USP em 1967, Rui conta que Olavo costumava aparecer para conversar na casa e que, algumas vezes, chegou a dormir no local. A partir disso é que, em sua avaliação, surgiram os rumores de que os dois teriam dividido apartamento.

“Há um tanto de exagero nesta informação. Ele não chegou a morar lá”, diz o hoje deputado federal e que foi colega de redação do atual professor on-line de filosofia no jornal paulistano A Gazeta, diário vespertino fundado em 1906.

“Eu morava na Casa do Estudante e o Olavo de Carvalho era simpatizante do Partido Comunista Brasileiro (antigo PCB). Ele chegou a trabalhar comigo na Gazeta, e ia lá na Casa do Estudante conversar e tal. Uma vez ou outra ele dormiu lá. [Mas] Ele não dividiu apartamento comigo”, conta.