Arapiraca

Agentes de segurança são acusados de tentar barrar viatura da SMTT em Arapiraca

De acordo com o Sindicato da categoria, o impasse aconteceu durante o trabalho do Folia de Rua

Por 7segundos 09/02/2020 12h12
Agentes de segurança são acusados de tentar barrar viatura da SMTT em Arapiraca
Situação gerou impasse entre agentes de segurança e de trânsito da SMTT - Foto: Cortesia

No início da tarde do sábado (9) as equipes da SMTT se dirigiram ao Bosque das Arapiracas,  para dar apoio ao Folia de rua 2020, evento que marca as festividades carnavalescas em Arapiraca, no agreste de Alagoas. Quando a primeira equipe chegou à avenida Petrônio Portela e parou na bloqueio feito pelos agentes de vigilância, foi informada que a rua estava fechada e que os mesmos não poderiam entrar com a Viatura.

De acordo com Nota do Sindicato dos Agentes de Trânsito (Sinatran), enviada ao Portal 7segundos, de imediato os agentes providenciaram a retirada dos cones para entrar na rua e houve um pequeno desentendimento entre as partes.  Dois representantes dos seguranças foram chamados, assim como também diversos agentes de trânsito se deslocaram até o local citado, para conseguir resolver a situação.  

De acordo com o Sinatran, “os agentes de segurança estão usurpando funções da SMTT e Guarda Municipal ao mesmo tempo, uma vez que foram aprovados no processo seletivo da prefeitura municipal através do edital 001/19, com a finalidade de trabalhar em áreas internas de prédios  e suas imediações, assim como está descrito no anexo II do mesmo edital nas atribuições dos cargos”.

Dessa forma, a competência de realizar bloqueio viário é da SMTT por meio de seus agentes, junto com as demais forças de segurança pública em algumas situações. “Para finalizar, o código de trânsito Brasileiro CTB, Seção II, Art. 7°, fala da composição e competência do sistema Nacional, não contempla nem mesmo uma guarda constituída, muito menos usurpadores de funções alheia para gerir trânsito na cidade,” cita o texto.

Ainda de acordo com o órgão, “fica evidente que a gestão atual tenta resolver os problemas da cidade de forma irregular, ao invés de tentar resolver o problema existente, estão tentando tampar o Sol com a peneira”.

A categoria dos agentes de trânsito continua em operação padrão e aguarda um posicionamento da gestão para avançar nas negociações.