Educação

Trabalhadores da educação municipal decidem fazer paralisação em Arapiraca

A paralisação de 72 horas, acontece a partir da próxima terça-feira (11)

Por 7 Segundos 07/02/2020 14h02
Trabalhadores da educação municipal decidem fazer paralisação em Arapiraca
Sinteal Arapiraca - Foto: Ewerton Silva/ 7Segundos

“Sem os funcionários da educação as escolas não funcionam”, esse esse é o lema dos trabalhadores da educação municipal de Arapiraca que irão realizar uma paralisação de 72 horas, a partir da próxima terça-feira (11).

Incialmente apenas as merendeiras e auxiliares de serviços gerais iriam paralisar, porém, na tarde desta sexta-feira (7), uma circular do Sinteal (Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas) regional Arapiraca, informa que também irão paralisar secretários assistentes e porteiros.

De acordo com o Sinteal sem a sensibilização da gestão Rogério Teófilo em relação a sobrecarga de trabalho e redução do quadro de servidores, “fica impossível prestar um serviço para os alunos e os pais”.

Veja o que diz a circular:

A Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca vem reduzindo drasticamente seu quadro administrativo. Isto é preocupante porque o SINTEAL luta por serviços públicos de qualidade para atender a comunidade escolar, com a necessária qualificação profissional. No entanto, isso fica muito difícil com essa redução de servidores. Na verdade, fica impossível prestar um serviço para os alunos e os pais.

O SINTEAL vem tentando sensibilizar a gestão do Prefeito Rogério Teófilo para a questão da sobrecarga de trabalho dos Secretários Escolares, Assistente Administrativo e ASD. A cada ano estamos convivendo com essa redução de servidores do quadro administrativo e um dos motivos é a falta de concurso público para esses cargos. O que temos, hoje, é o processo seletivo que vem ocorrendo há 06 anos e, mesmo assim, para esse início de ano letivo a SMEDE nos surpreendeu com mais redução e aumentando a relação funcionário/aluno, que era 1/60 e passou para 1/70. Acontece que já estávamos trabalhando além dessa última.

A partir da próxima 3ª feira - 12 de fevereiro -, as/os funcionárias/os de escola iniciam essa luta constante em busca do reconhecimento e da valorização profissional deste importante segmento do ambiente escolar.