Brasil

“Nosso corpo é precioso”, diz ator do DF que relatou assédio

Mateus Papa é um dos rapazes que disseram ter sofrido abuso sexual pelo empresário Eduardo Costa, fundador do coletivo Brechó Replay

Por 7Segundos 06/02/2020 10h10
“Nosso corpo é precioso”, diz ator do DF que relatou assédio
“Nosso corpo é precioso”, diz ator do DF que relatou assédio - Foto: Jacqueline Lisboa /Esp. Metrópoles

O ator brasiliense Mateus Papa, 24 anos, acredita na existência de um padrão até no que é considerado “fora do padrão”. Por isso, achou que a oportunidade perfeita para entrar no universo da moda, como modelo, seria posar para uma marca considerada referência em diversidade. Entretanto, a experiência foi bem diferente do esperado. Mateus é um dos rapazes que publicaram depoimentos acusando o empresário Eduardo Costa, fundador do coletivo Brechó Replay, de assédio sexual e outras condutas não consensuais.

Os relatos repercutiram nas redes sociais na semana do dia 14 de janeiro, quando o caso tomou grande proporção. Procurado pela coluna, Mateus contou que foi convidado pelo próprio criador da etiqueta para participar de algumas fotos de divulgação da marca, no início de 2017. Segundo ele, foi quando tudo ocorreu. A ficha, no entanto, demorou a cair.

Antes de surgir o trabalho, o jovem já acompanhava o Brechó Replay nas redes sociais. Via o empresário à frente da empresa como alguém que lançava pessoas no mercado fashion, algo que ele almejava muito. “Eu curtia as publicações da marca no Instagram e ele [Eduardo] curtia as minhas fotos. Então, me chamou para um ensaio fotográfico no Carnaval, enquanto eu visitava São Paulo.”