Arapiraca

Celebrações marcam encerramento da Festa de Nossa Senhora do Bom Conselho

No encerramento da festa da padroeira, milhares de fiéis foram as ruas centrais de Arapiraca

Por 7segundos 02/02/2020 17h05
Celebrações marcam encerramento da Festa de Nossa Senhora do Bom Conselho
Momento da saída da imagem da padroeira na comunidade de Massaranduba - Foto: Claudio Barbosa

Com a chegada da 18ª Cavalgada, a realização da tradicional procissão, seguida de Missa e Benção do Santíssimo, foi  concluída neste domingo(2) a festa de Nossa Senhora do Bom Conselho, padroeira de Arapiraca, região agreste de Alagoas.

Com 192 cavaleiros inscritos e participantes, a cavalgada saiu na sexta-feira (31) de Bom Conselho (PE) e chegou à cidade de Arapiraca pouco depois do meio dia deste domingo (2). Na comunidade de Massaranduba, houve a tradicional parada para o almoço e descanso. A imagem da padroeira ficou na igreja de Santa Rosa de Lima, de onde a Cavalgada foi reiniciada em direção a Concatedral.  Antes da saída, houve benção aos cavaleiros e amazonas com o celebrante Padre Pedro.

Na chegada à Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho, no Largo do Fernando Gomes, a imagem foi recebida pelo bispo diocesano dom Valério Breda;  pároco Padre Paulo de Melo Silva, além do prefeito Rogério Teófilo, governador em exercício Luciano Barbosa e o senador Rodrigo Cunha.

Depoimentos

Em seu primeiro ano como pároco da Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho, padre Paulo de Melo classificou como “um momento espetacular de fé e alegria. Um momento maravilhoso de fé para toda a cidade e, em especial, para minha pessoa como sacerdote”.

O Bispo dom Valério Breda, por sua vez, destacou a tradição da festa. Mas enfatizou que “todos os eventos da nossa fé nunca são repetição. Sendo a presença renovada da graça de Deus, que visita a todos nós. Nossa Senhora vem a nós para apresentar Jesus na festa de hoje. O evento que nós queremos celebrar é este, a graça de Deus que vem a nós pelas mãos de Nossa Senhora e renova a nossa vida. Essa multidão que aqui se reúne para essa grande procissão é o testemunho que a força da fé é mais forte. E nós queremos enaltecer Nossa Senhora, como aquela que através do Bom Conselho, nos acompanha para um caminho de paz, de união, de futuro para nossa vida cristã”.

O Senador Rodrigo Cunha fez uma reflexão, afirmando que a festa da padroeira é uma emoção necessária de ser renovada todos os anos e, também, para pedir muita proteção e muita fé. “Momento de emoção para todo arapiraquense. E sentir o calor dessas pessoas aqui, neste momento de fé, é revigorante”.