Saúde

Brasileiros em Wuhan gravam apelo a Bolsonaro por retirada da China

Governo brasileiro disse que estuda estratégias para buscar brasileiros no país, mas é preciso antes resolver entraves diplomáticos, jurídicos e orçamentários

Por BBC News 02/02/2020 08h08
Brasileiros em Wuhan gravam apelo a Bolsonaro por retirada da China
Brasileiros na China fazem vídeo pedindo que governo de Jair Bolsonaro os retirem de país afetado pelo surto do coronavírus - Foto: BBC

Um grupo de brasileiros na China fez um apelo ao governo de Jair Bolsonaro para a retirada de cidadãos do país afetado pelo surto do coronavírus.

Na carta-aberta, gravada em um vídeo publicado no YouTube na manhã deste domingo, 2, eles lembram as operações de evacuação já feitas por diversos países e dizem estar dispostos a passar pelo período de quarentena fora do território chinês. A carta-aberta é datada de 30 de janeiro, e os brasileiros dizem estarem Wuhan, na província de Hubei, na China, epicentro do surto.

Questionado sobre a possibilidade de repatriação dos brasileiros, o presidente Jair Bolsonaro vem até agora descartando essa possibilidade. Nesta sexta, 31, ele afirmou que o governo estuda estratégias para buscar esses brasileiros que vivem na China e querem retornar ao Brasil. Mas, segundo ele, é preciso antes resolver entraves diplomáticos, jurídicos e orçamentários. O presidente se reuniu na sexta, 31, com ministros no Palácio da Alvorada, em Brasília, para discutir estratégias e a situação de brasileiros nessas áreas de risco na China.