Alagoas

Veículos novos vendidos em Alagoas terão placa padrão Mercosul a partir de 17 de fevereiro

A informação foi passada pelo diretor-presidente do Detran, Adrualdo Catão

Por 7segundos 01/02/2020 15h03
Veículos novos vendidos em Alagoas terão placa padrão Mercosul a partir de 17 de fevereiro
Adrualdo Catão, diretor presidente do Detran Alagoas - Foto: Assessoria

O diretor-presidente do Detran Alagoas, Adrualdo Catão, confirmou a data para o início dos emplacamentos no estado. Os veículos novos vendidos em Alagoas já sairão das lojas com a nova placa padrão Mercosul a partir do dia 17 de fevereiro, ou seja antes do prazo previsto que era de 60 dias. A informação foi passada neste sábado (1), em entrevista à rádio Pajuçara FM Maceió.

O prazo estipulado inicialmente para a implantação das novas placas em todo o país foi dia 31 de janeiro, porém, Alagoas e mais cinco Estados pediram o adiamento por 60 dias. Mas o Departamento Nacional de Trânsito ( Denatran), concedeu somente o prazo extra de 15 dias e o dia 17 de fevereiro é o prazo limite.

Quanto aos valores das novas placas, o diretor-presidente do Detran disse que isso será discutido essa semana. Como não é possível fixar um valor, o órgão pensa em divulgar uma pesquisa como já fizeram outros estados.

Em São Paulo, por exemplo, o Departamento Estadual de Trânsito recomendou o preço das placas Mercosul em no máximo R$ 138,24 para carro, ônibus e caminhão e R$ 114,86 para motocicletas, estes são os mesmos valores já cobrados pelas placas do padrão cinza. O preço poder variar para baixo de acordo com a empresa que estampa a placa.

O novo modelo padrão Mercosul inicialmente é obrigatório para o primeiro emplacamento, troca do município de registro do veículo e mudança de característica do veículo.

Também devem trocar pelas novas placas aquelas que forem furtadas ou danificadas que impossibilitem a leitura da placa.

Em um segundo momento, ainda a definir, os demais motoristas que optarem pela mudança poderão solicitar as novas placas.