Arapiraca

Médica alerta para importância da vacina anti-HPV no combate ao câncer do colo do útero

Bertha Mendes é da área de Oncologia do Hospital Chama

Por 7Segundos 30/01/2020 14h02
Médica alerta para importância da vacina anti-HPV no combate ao câncer do colo do útero
Médica alerta para importância da vacina anti-HPV - Foto: divulgação

A médica especializada no setor de Oncologia do Hospital Chama, em Arapiraca, Bertha Mendes, chamou atenção para o Movimento Brasil sem câncer de Colo do Útero. A campanha lançada esta semana faz um alerta para a necessidade de vacinação anti-HPV para meninas de 9 a 14 anos e, também, para meninos de 11 a 14 anos.

“O câncer de colo uterino mata no Brasil mais de cinco mil mulheres por ano. É muito mais do que feminicídio , que tanto vemos nas manchetes dos jornais. E essa geração pode ficar livre disso , basta que seus pais sejam conscientes,” disse a médica Bertha Mendes numa referência a necessidade de vacinação. “Ainda acrescento que a maioria dos tumores de boca, orofaringe e laringe não são mais relacionados ao cigarro e sim ao HPV. Essa vacina previne isso também,” esclareceu.

Precaução

O HPV (vírus do papiloma humano, na sigla em inglês) infecta cerca de 80% da população sexualmente ativa.  A vacina quadrivalente contra o HPV, oferecida tanto na rede pública quanto na rede privada, é capaz de prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.