Arapiraca

Cerca de 300 candidatos devem disputar 19 vagas na Câmara Municipal de Arapiraca

Ex-vereadores estão entre os nomes cotados para entrar na disputa eleitoral

Por 7segundos 29/01/2020 15h03
Cerca de 300 candidatos devem disputar 19 vagas na Câmara Municipal de Arapiraca
Câmara Municipal de Arapiraca - Foto: Assessoria

As convenções ainda serão realizadas, mas as especulações que surgem nos bastidores da política, dão conta que aproximadamente trezentos candidatos irão concorrer as 19 vagas destinadas a Câmara Municipal de Arapiraca a partir de 2021.  Na eleição de 2018, eram 141 mil e 112 eleitores aptos a votar, mas o número irá aumentar este ano, ainda estamos no prazo para solicitação de novos títulos eleitorais e transferências. O que indica que a disputa será grande entre aqueles que querem se reeleger, ex-vereadores que pretendem retornar e novatos.

Entre aqueles que pretendem retornar a Câmara Municipal está o odontólogo José Clarindo Lopes, que foi vereador de 2008 a 2012. Ex-presidente do ASA, radialista e atuante na área de formação de condutores, ele confirmou ao Portal 7segundos seu desejo de retornar a Casa Herbene Melo.

Outros ex-vereadores que também deverão entrar na luta por uma cadeira na Câmara Municipal: Sidnei Geni, Dorge do Queijo, Roninho e Josias Albuquerque.

Regras

A eleição municipal deste ano terá novas regras eleitorais: não haverá mais coligações, haverá a barreira do desempenho mínimo (10% do quociente eleitoral) e as vagas não preenchidas serão também disputadas por candidatos cujos partidos não atingiram o quociente eleitoral.

É uma situação que obriga os futuros candidatos a vereador a analisar corretamente a viabilidade eleitoral dos partidos.